Publicidade

TikTok torna feed Para Você mais personalizável com ajuste de temas favoritos

Por  |  • 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O feed Para Você do TikTok ganhou mais opções de personalização e segurança: a rede social anunciou novos recursos para o espaço nesta terça-feira (3), incluindo a organização por tópicos, uso de IA para bloquear palavras-chave que você não quer ver no app e opções para restringir conteúdos.

A rede social argumenta que o feed com sugestões do algoritmo é “o coração do TikTok”, então os novos ajustes entram em cena para descobrir novos interesses e encontrar novos perfis para seguir. Veja os destaques:

Recomendação por tópicos

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A primeira novidade é uma ferramenta para gerenciar seus tópicos favoritos no feed Para Você, com 10 opções de temas como Artes, Esportes, Natureza e Viagens. A divisão por temas se torna mais uma opção para personalizar as recomendações, além de curtir, favoritar e pesquisar vídeos sobre um tema específico.

O TikTok explica que a escolha não elimina um tópico completamente, mas pode determinar a frequência em que os vídeos de cada assunto vão aparecer no app.

Ajuda de IA para bloquear termos indesejados

A rede social lançou novos filtros inteligentes de palavras-chave: agora, além de bloquear termos que você não gosta, um sistema de IA pode identificar e diminuir a exposição para outros termos similares, como sinônimos. 

O app mostra as novas expressões filtradas e oferece um atalho para adicioná-las à lista, então a decisão final sempre é do usuário. A intenção é de que as sugestões fiquem mais precisas ao longo do tempo, após identificar alguns padrões de uso — além disso, a rede vai aumentar o limite de palavras-chave bloqueadas de 100 para 200 nos próximos meses.

Mais medidas de segurança

O TikTok ainda reforçou novos mecanismos já existentes para proteger o sistema de recomendações e garantir uma navegação mais segura no app

Continua após a publicidade

Existem critérios para evitar que conteúdos inadequados ao público geral apareçam com maior frequência (ainda que a rede não tenha dado exemplos sobre o que encaixaria nisso), ou evitar a exposição de adolescentes a temas complexos por meio da ferramenta de Níveis de conteúdo.

O feed principal ganhou novos atalhos para restaurar as recomendações, sinalizar que não tem interesse ou ativar o Modo Restrito, voltado para limitar ainda mais conteúdos. Além disso, alguns temas que podem ser considerados problemáticos se exibidos em excesso vão aparecer com menor frequência, como publicações extremas relacionadas ao universo fitness.

As mudanças serão aplicadas em contas de adolescentes e adultos a partir desta terça-feira, 3 de junho. No começo do ano, a rede anunciou recursos para jovens diminuírem o tempo de tela em celulares, como a reprodução de músicas relaxantes após às 22h.

Leia também: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: tudo o que vimos no evento de lançamento da Jovi no Brasil e o que vem por aí