Publicidade

3 novidades do TikTok para jovens reduzirem o uso do celular

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/TikTok
Divulgação/TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok liberou novos recursos nesta terça-feira (11) para aumentar o bem-estar de menores de idade na plataforma e reforçar medidas de controle parental. O destaque fica por conta de uma função que reproduz sons relaxantes após às 22 horas para as pessoas deixarem o celular de lado antes de dormir.

As novidades têm o objetivo de incentivar limites de uso diários do aplicativo, especialmente durante a hora de dormir. O app de vídeos curtos é muito usado pelos jovens, então é comum que pais e mães procurem estratégias para diminuir o tempo de tela. A seguir, o Canaltech explica o que há de novo.

3 recursos do TikTok para jovens reduzirem o tempo no celular

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As funções são:

  1. Hora do Sono
  2. Pausa Programada
  3. Limites diários de tempo de tela

1. Hora do Sono

O modo Hora do Sono mostra um aviso na tela e começa a tocar sons relaxantes a partir das 22 horas para estimular que as pessoas saiam do aplicativo antes de dormir. A nova medida funciona automaticamente no app e é válida para contas de pessoas com menos de 16 anos.

O recurso propõe recursos de respiração e pode ser acionado mais de uma vez: caso o usuário continue usando o app após o primeiro aviso, o TikTok vai mostrar outro lembrete mais difícil de ser ignorado.

2. Pausa Programada

A Pausa Programada é uma nova ferramenta de controle parental para escolher em quais intervalos do dia o jovem pode usar ou não o TikTok. O recurso pode ser usado para evitar o acesso ao app na madrugada, durante os estudos ou nos momentos em que toda a família está reunida, por exemplo.

A ferramenta só pode ser ativada dentro da Sincronização Familiar, então os pais precisam vincular as contas dos filhos com o serviço. 

Continua após a publicidade

3. Limites diários de tempo de tela

Este recurso já existe há algum tempo no TikTok, mas também é útil para diminuir o uso do app no celular: pais e mães podem criar um limite de até 30 minutos de uso da rede social, mas estabelecer uma opção mais flexível para finais de semana. Após ultrapassar o tempo, é necessário informar uma senha criada pelos responsáveis para liberar o app.

O recurso funciona até mesmo sem o controle parental ativado, visto que o TikTok determina um limite de até 60 minutos de uso para menores de 18 anos.

Continua após a publicidade

Mais mudanças no controle parental

A área de Sincronização Familiar ainda ganhou uma função para permitir que os responsáveis vejam a lista de seguidores, contas seguidas e contas bloqueadas pelo jovem. Além disso, o app pretende lançar nos próximos meses uma possibilidade de informar aos pais ou responsáveis sobre um vídeo denunciado pelo menor de idade.

Leia também: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: como assistir aos vídeos do TikTok fora do app