Publicidade

TikTok testa plataforma de streaming de jogos para rivalizar com a Twitch

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/TikTok
Reprodução/TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok iniciou alguns testes com um software de streaming para computador chamado TikTok Live Studio, cujo objetivo é permitir a transmissão ao vivo de games ou apps via internet. A ideia parece ter inspiração em serviços já consolidados como a Twitch, o Facebook Gaming e o YouTube, já que a interface e os recursos iniciais são bem semelhantes ao dos rivais.

Embora tenha ficado acessível por um tempo, a página demonstrativa já foi retirada do ar. De acordo com Zach Bussey, que compartilhou capturas de tela do TikTok Live Studio no Twitter, haverá suporte a streaming em modo paisagem ou retrato, bem como a possibilidade de inserir capturas de telefones celulares, imagens da webcam, fotos do PC e, é claro, a tela do jogo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Live Studio deve conter um sistema de filtro de palavras-chave proibidas, como palavrões ou termos indesejados, chat para comentários, uso de emojis e recebimento de "presentes" — ainda não dá para saber o que isso significa, mas pode ser um sistema de gorjetas ao estilo Bits (Twitch) ou Estrelas (Facebook). Por enquanto, não parece haver compatibilidade direta com softwares de terceiros, como o OBS e o Streamlabs, nem alertas para avisar quando se está online.

O software foi liberado apenas para um pequeno número de usuários no ocidente, mas não há detalhes sobre quem foram os escolhidos ou o critério utilizado. Por ser algo em fase experimental, a plataforma ainda parece ser bem simplista e deve passar por ajustes para entregar mais opções de gerenciamento, moderação e monetização no futuro.

Lives no TikTok

A rede social de vídeos curtos já possui um recurso de lives, mas ele é restrito aos celulares e dispositivos móveis. Mesmo que você acesse o TikTok pelo navegador de um PC, é impossível iniciar uma transmissão por lá e isso limita bastante o uso da ferramenta, especialmente no segmento de jogos.

Os conteúdos de jogos são bem populares na rede, mas hoje são focados apenas nos vídeos curtos. As lives atuais funcionam mais como um bate-papo entre criadores e usuários, pois não entregam ferramentas adequadas para exibir a transmissão direta do PC.

Ainda é cedo para saber se o Live Studio será lançado ou estabelecer uma data prevista para isso ocorrer. A única certeza é que o TikTok já possui um apelo muito forte com crianças, adolescentes e jovens, público-alvo perfeito para os criadores de conteúdo do setor. Se a ferramenta chegar, de fato, o mercado de streaming deve ganhar um concorrente fortíssimo e os usuários terão mais uma opção para assistir sobre games.

Fonte: Zach Bussey