TikTok testa botão para repostar vídeos de outros usuários

TikTok testa botão para repostar vídeos de outros usuários

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Dezembro de 2021 às 13h00
Reprodução/Tenable

O TikTok iniciou testes com um botão que permitirá aos usuários repostarem vídeos interessantes para seus seguidores. Hoje, não existe um método oficial para os perfis compartilharem conteúdos diretamente no TikTok: é preciso baixar para o celular e colocar manualmente na sua conta, o que, mesmo com o devido crédito, pode trazer problemas de direitos autorais.

O botão é chamado "Republicar" e fica escondido sob o ícone do WhatsApp, usado atualmente para enviar vídeos para outras redes sociais ou fazer o download. Quando você pressiona o botão, é levado para uma tela de confirmação no qual o app informa que o conteúdo ficará visível para seus amigos. É possível escrever uma mensagem para explicar porque você decidiu compartilhar o material e inserir um dos dois emojis disponíveis (aplauso ou olhos com corações).

O botão de republicar vídeos está em fase de testes no TikTok e trará uma nova funcionalidade (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

O vídeo republicado não aparece na galeria do seu perfil nem recebe nenhuma menção que você o compartilhou — aparentemente, ele apenas é exibido como uma recomendação do "Para você" aos seus contatos. Ainda não está claro se o TikTok pretende exibir alguma mensagem para reforçar que aquele conteúdo foi compartilhado ou se a ideia é deixar a informação oculta.

Como é um recurso em fase de testes, ainda podem ser feitas mudanças no funcionamento do botão e ele pode nem ser liberado oficialmente. A parte boa é que a rede social parece antenada nos pedidos dos usuários para criação de uma forma extra de aumento no engajamento, além dos likes e comentários tradicionais.

Até o momento, o TikTok não se pronunciou sobre a novidade nem quando ela estará amplamente disponibilizada para todos. O Brasil, um dos principais mercados da plataforma, pode ter sido escolhido nessa leva inicial.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.