Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok remove contas ligadas ao Estado Islâmico

Por| 22 de Outubro de 2019 às 10h27

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/ByteDance)
(Imagem: Divulgação/ByteDance)

Aplicativo chinês que é febre em todo o mundo, o TikTok está entre as redes sociais favoritas dos mais jovens com seus vídeos curtos e pegada divertida. O app da rede social já foi baixado mais de 1,2 bilhão de vezes e agora está na mira do Estado Islâmico, sendo usado como ferramenta para recrutamento de "soldados". Aproveitando da forte presença com o público juvenil, o grupo vem explorando o aplicativo em prática similar a feita no Facebook.

A agência de monitoramento de mídia social Storyful identificou cerca de 24 contas relacionadas ao Estado Islâmico e conteúdos sensíveis, todas já removidas pelo app. As contas analisadas publicavam vídeos destinados a recrutar seguidores e reforçar o apoio ao grupo terrorista, apresentando hinos do Estado Islâmico e imagens de cadáveres e combatentes do ISIS.

As contas identificadas pela Storyful, até agora, são relativamente pequenas. No entanto, a agência não confirmou se esse alcance pequeno é típico das contas com esse conteúdo e nem se essas são as primeiras contas encontradas no TikTok. Os vídeos do TikTok circulam em grande parte graças ao algoritmo de recomendação da empresa chinesa. Neste caso, não está claro também se o algoritmo promoveu conteúdo relacionado ao ISIS.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a empresa criadora do TikTok, a ByteDance, não emitiu nota sobre os números e as denúncias sobre o conteúdo terrorista encontrado na rede.

Outros casos

Serão necessárias novas denúncias para definir o tamanho da presença do ISIS no TikTok. No entanto, a propaganda terrorista é uma questão em quase todas as plataformas sociais. Empresas como o Facebook e o Google compartilham um banco de dados de imagens terroristas conhecidas que podem ser removidas automaticamente quando detectadas online.

Ambas as empresas também enfrentaram e venceram várias ações judiciais por permitirem esse tipo de conteúdo, mesmo temporariamente, em suas plataformas. O Facebook disse, em setembro de 2019, que removeu mais de 26 milhões de peças de propaganda terrorista global nos últimos dois anos.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge