Threads lança tags sem hashtags e pesquisa por palavra-chave
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •

O aplicativo do Threads foi atualizado e incluiu duas novidades aguardadas pela comunidade: agora, é possível pesquisar por palavras-chave em posts e marcar as próprias publicações com tags — funcionam da mesma forma que uma hashtag, mas a visualização é diferente. As mudanças foram reveladas pelo chefe da rede social, Adam Mosseri, em vídeo publicado por lá.
- Threads deve chegar à Europa e permitir uso sem login
- Instagram revela os emojis mais usados pelos jovens no Brasil em 2023
Pesquisa melhorada
O rival do X (antigo Twitter) já permite usar a ferramenta de busca para encontrar palavras-chave em português no aplicativo para Android e iOS e na versão para navegadores. Inicialmente, a função foi liberada em inglês e espanhol, mas já está disponível para todos os idiomas.
O recurso facilita na hora de encontrar posts com uma palavra ou uma frase específica, mas tem uma leve diferença de interface com relação ao concorrente Twitter: o Threads exibe as publicações, mas não destaca a palavra-chave pesquisada, enquanto a rede de Elon Musk destaca os termos buscados em negrito na plataforma. É um ajuste simples, mas que ajuda na identificação dos textos.
Tags, mas sem hashtags
O Threads também incorporou o uso de tags, recurso presente na maioria das redes sociais. No entanto, o app adotou uma visualização diferente, sem o famoso sinal de jogo da velha “#””.
No lugar disso, o aplicativo apenas destaca o termo da tag em outra cor, com um link que redireciona à pesquisa com as publicações similares. Além disso, a rede da Meta permite que as pessoas criem tags com frases completas, separando as palavras com espaços.
Para usá-la, basta tocar no ícone de hashtag dentro da caixa de publicação do app ou digitar o simbolo "#". O app exibe algumas sugestões, mas também é possível criar a própria marcação.
A novidade foi lançada como teste na Austrália e começou a ser distribuída a outros países. Em teste feito pelo Canaltech, o recurso ainda não estava disponível, mas deve chegar em atualizações futuras.