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Testamos a Keeta: como é usar o novo app de delivery do Brasil

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

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Marcelo Fischer/Canaltech
Marcelo Fischer/Canaltech

A Keeta iniciou sua operação no Brasil em Santos e São Vicente, no litoral paulista, no fim de outubro. O aplicativo é da chinesa Meituan, que investiu R$ 5,6 bilhões para dar início aos trabalhos no país. Antes de sua estreia, a plataforma estava envolvida em batalhas judiciais com a 99Food.

O Canaltech esteve em Santos e testou o app, e traz aqui as percepções de uso e diferenças do Keeta para iFood e 99Food. Confira:

Primeiras impressões

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Antes mesmo de baixar a Keeta, já é possível perceber que há algo novo no litoral paulistas. Pelas ruas, há outdoors, motociclistas e ciclistas com bagageiro e camisa da marca, além de placas em restaurantes indicando a parceria, com a finalidade de atrair novos usuários.

Como na cidade ainda não há 99Food, que também utiliza tons amarelos em sua marca, a identidade visual no equipamento dos entregadores chama atenção por se diferenciar do iFood. 

Após o download do app, o primeiro acesso não solicita um login, e já é possível navegar pelos restaurantes disponíveis logo de cara. 

E aqui está o primeiro diferencial percebido: como o Keeta foca, até o momento, apenas em entregas de restaurantes, a interface é bem simples e intuitiva, lembrando a do iFood de anos atrás. Há apenas três seções disponíveis no meu principal: “Início”, “Pedidos” e “Conta”. 

A tela inicial segue a mesma receita de outras plataformas de delivery, com barra de pesquisa, cupons e promoções, seções específicas de comida (lanches, doces, pizzas, etc.) e a lista de estabelecimentos.

Também há o sistema de “pop-up”, mensagens que “saltam” na tela. Logo que você abre o aplicativo, já vê uma das estratégias da empresa chinesa, os cupons de descontos. 

A proposta é semelhante a da chegada do 99Food: até R$ 100 em cupons, com descontos de até 60%. O interessante é que quase todos os restaurantes estão com itens em promoção, então, nessa fase inicial, há muita opção de pedidos baratos.

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Primeiro pedido

A seleção segue a mesma experiência de outros apps de entrega, com um carrinho para indicar os itens selecionados. No entanto, por ser uma plataforma nova no Brasil, nota-se a ausência de grandes redes que já marcam presença no iFood e 99Food.

Antes do início da operação, a Keeta venceu na justiça um processo que abriu contra a 99Food que impediria alguns restaurantes de trabalharem com a concorrente. De acordo com a justiça de São Paulo, os contratos já assinados com cláusulas deste tipo não possuem validade. A ver se, em breve, veremos as redes pelo app.

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Depois de montar o pedido, é necessário confirmar o endereço. Porém, no Keeta, é possível adicionar uma foto da fachada de sua casa ou prédio para que o entregador a encontre com mais facilidade.

Há outros diferenciais ao finalizar o pedido, como escolher o que o restaurante pode fazer caso algum item esteja indisponível. As opções são: receber uma ligação, reembolsar itens indisponíveis e entregar o restante do pedido ou cancelar o pedido e processar reembolso total.

Já na hora de pagar, sem surpresas. É possível usar os cupons em cima de itens com desconto, e todos os meios tradicionais de pagamento estão disponíveis, como o Pix, cartão de crédito e débito, e vale-refeição. Também há o NuPay, da Nubank, e a possibilidade de adicionar créditos.

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Recebendo o pedido

Os pedidos vem com uma mensagem de “horário garantido”, que, caso a entrega venha atrasada, o cliente recebe um cupom de R$ 10. Além disso, é possível falar por um chat com o entregador.

A entrega foi rápida e não variou muito do que estava indicado no aplicativo. É possível acompanhar todo o processo, desde a retirada do produto da loja até o caminho à sua casa. 

Ao receber o pedido, questionei o entregador sobre as condições para os entregadores, e se valia mais a pena trabalhar exclusivamente com o Keeta.

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De acordo com o motociclista, a Keeta valia a pena no momento por conta dos bônus adicionais de R$ 5 por entrega. Mas disse que, quando acabarem as condições especiais, os valores recebidos são quase iguais aos do concorrente

Procuramos a Keeta, que confirmou a taxa mínima de entrega de R$7,50 para motocicletas e R$7,00 para bicicletas. Os valores são idênticos aos atuais do iFood. 

E vale a pena usar?

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Pensando em custo-benefício e levando em consideração que o Keeta deve aplicar a estratégia de cupons agressivos na chegada às novas cidades, vale a pena utilizar o app. 

A experiência é fluída, direta ao ponto e pode ser um alívio em meio a apps com cada vez mais seções e opções. 

Mas, após o “hype” inicial e quando os preços normalizarem, a escolha provavelmente continuará de acordo com as condições de desconto, tanto dos restaurantes quanto de cupons. 

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