Testamos o NS WhatsApp: essa versão modificada do Zap é segura ou cilada?

Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Um dos assuntos que mais deu o que falar no ano passado foi o GBWhatsApp. O Canaltech testou a versão e mostrou que a modificação não é tão segura assim. Agora, a gente volta para um novo programa, o NS WhatsApp, para responder a mesma coisa: afinal, é furada ou vale a pena?

Do que se trata? 

O NS WhatsApp é classificado como um mod, expressão que vem de modificação. Assim, ele funciona exatamente da mesma forma que o WhatsApp normal, emulando o mesmo sistema de conversas, mas adicionando algumas ferramentas.

A lista é vasta, mas vale destacar alguns desses recursos. Por exemplo, é possível enviar aquele “tick azul” (confirmação de recebimento) somente depois que você responder uma mensagem e não quando abre a conversa. Outra mudança é permitir que você baixe fotos e vídeos do Status (aquele semelhante ao Stories do Instagram) de forma fácil com apenas um botão.

No detalhe, botão para download do Status no NS WhatsApp (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

O NS WhatsApp também oferece um sistema de bloqueio do programa por leitura de digital, algo que a versão original do mensageiro está testando e liberando aos poucos aos usuários.

Ou seja, o mod se vende por adicionar uma série de novas ferramentas as quais o Facebook ainda nem mesmo implementou no serviço. Este é o principal argumento que faz com que pessoas baixem o programa.

É seguro? 

O programa foi desenvolvido por um rapaz chamado Nairton Silva. Pelo site oficial do mod, há uma explicação simples. “Ele é um Whatsapp modificado com base no Fouad Whatsapp, mas calma ele não é um whatsapp Malicioso ou com vírus, é apenas um Mod, continua sendo seguro e mantendo suas informações em sigilo”, diz o texto.

O ponto é que, como um programa mod, o NS WhatsApp funciona como um intermediário entre o usuário e o mensageiro original. Isso fica claro quando o NS utiliza toda a base de dados de contatos do seu smartphone e permite a conversa sem que o outro usuário baixe também o mesmo programa.

Em tese, o NS só consegue permitir que você troque mensagens com um usuário do WhatsApp normal se ele fizer a intermediação entre o que você manda e o que é recebido pelos servidores oficiais do WhatsApp.

App tem acesso a toda sua lista de contatos e grupo mesmo que os outros usuários não tem o app intalado (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Para conseguir isso, este programa quebra uma série de barreiras de segurança e elimina a criptografia de ponta a ponta, que protege e privacidade de suas mensagens. Assim, fica fácil para que o desenvolvedor tenha acesso a mensagens, vídeos e fotos trocados usando o mod. Em resumo: você compromete toda a segurança de informações que podem ser consideradas muito sensíveis.

Outra característica também liga o alerta sobre o programa. Ele não faz parte da loja oficial da Google,nem da Apple. Dessa forma, é preciso baixar um pacote de app (apk) para instalar o NS WhatsApp. Isso significa que ele não passou por toda camada de verificação de segurança que ambas lojas possuem.

Segundo relatório da Google de 2018, a empresa usou Inteligência Artificial para encontrar 60% de apps maliciosos na Play Store, utilizando um serviço chamado Google Play Protect. O documento ainda mostra que usar somente a loja da Google para baixar aplicativos é 9 vezes mais seguro que baixar apps por meio de outros serviços. Oi seja, a possibilidade de você baixar um programa potencialmente perigoso na Google Play para o seu smartphone é de menos de 0,1%.

O NS WhatsApp não participa de lojas oficiais da Google e Apple, exatamente porque não segue uma série de medidas de segurança e privacidade, principalmente a de poder interceptar mensagens pelo caminho.

Ainda, eles funcionam como versões não autorizadas do WhatsApp, o que fere as políticas da companhia. “Os aplicativos não compatíveis (como o WhatsApp Plus, GB WhatsApp e outros apps que dizem transferir suas conversas entre aparelhos diferentes) são versões modificadas do WhatsApp e não são oficiais, já que foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”, diz a página de perguntas e respostas do app oficial.

Assim sendo, a instalação de um programa deste tipo simplesmente pode colocar o seu aparelho em risco, mesmo que você tenha acesso a outras funções, como as citadas aqui neste texto. O Canaltech, portanto, não recomenda a utilização do NS WhatsApp, já que ele pode ser inseguro no que tange às informações que você compartilha pelo mensageiro.

O que acontece se eu instalar? 

O Canaltech instalou o programa para testar suas consequências. A primeira delas já mostra certa insegurança. O texto de tutorial de instalação explica que é preciso, primeiro, fazer um backup de suas mensagens no smartphone.

Programa pede que você desintale a versão original para que ele funcione (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Isso porque o NS WhatsApp não tem acesso ao seu histórico no programa original, sendo que é preciso subir manualmente um arquivo para o mod depois de instalado.

A página de tutorial também recomenda que você remova o WhatsApp original do seu aparelho para instalação do mod. A explicação é que utilizar os dois pode fazer com que você seja banido, explica o tutorial.

Instalado o app, ele pede acesso a uma série de informações do seu smartphone para poder funcionar, assim como acontece com o WhatsApp. Dessa forma, é preciso dar acesso a seus contatos, fotos, vídeo, microfone, câmera e Google Drive para backup automático.

Este último ponto chamou mais atenção, já que, mesmo depois de negar o backup em nuvem, o programa constantemente pede para ter acesso ao Google Drive.

Assim, caso você dê todas estas permissões, passa a fornecer dados que não são comprovadamente criptografados a um desenvolvedor cuja procedência não é conhecida.

A conta de testes do Canaltech também continha um PIN originalmente para acesso. O programa também pediu que este PIN fosse inserido para desbloquear a conta para uso do NS WhatsApp, sem nem mesmo informar se tal senha seria ou não guardada.

NS WhatsApp: funcionalidades e modificações não valem o risco de informação (Foto: Wagner Wakka/Canltech)

Mais uma vez, isso abre brecha para ações maliciosas com seus dados, configurando uma quebra grande de segurança.

Assim sendo, a recomendação é de não utilizar o programa. Se você já baixou o NS WhatsApp, a melhor opção é excluir o mod e trocar as senhas de acesso a seus serviços.

Fonte: NS WhatsApp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.