Telegram vai usar IA para resumir 'textões' no app
Por João Melo |

O Telegram começou 2026 com novidades para os seus usuários. Um anúncio feito no último sábado (3) revelou um novo recurso que utiliza inteligência artificial (IA) para resumir mensagens extensas no mensageiro.
- Telegram ganha suporte a passkeys para facilitar o login no app
- 6 coisas que o Telegram faz melhor que o WhatsApp
A funcionalidade está disponível em canais e nas páginas de Leitura Rápida (Instant View) do aplicativo, que passam a exibir um resumo automático gerado por IA no topo da tela. De acordo com a plataforma, o objetivo é facilitar a recapitulação das últimas notícias e otimizar a produtividade dos usuários.
O Telegram informou ainda que os resumos por IA são alimentados por modelos de código aberto executados na Cocoon, uma rede projetada para criptografar de forma segura as solicitações e proteger a privacidade dos usuários.
Interface compatível com Liquid Glass
Outra novidade anunciada pelo aplicativo é que a versão do Telegram para iOS agora é totalmente compatível com o Liquid Glass. O design, implementado a partir de dispositivos com iOS 26, conta com elementos translúcidos que simulam a textura de vidro.
Com a atualização, a cor dos ícones se adapta ao conteúdo ao redor, além de reagir à luz, ao toque e ao movimento, criando ainda mais dinamismo nas interações dentro do app.
Leia também:
- Telegram ganha stories ao vivo e outras novidades; veja o que mudou
- O que é o Telegram Premium? | Preços e recursos
- WhatsApp, Telegram ou Signal: qual é o app mais seguro?
VÍDEO: O que é VPN e como o WhatsApp bloqueado e Telegram voltam a funcionar com ela ativada?