Telegram libera transcrição de áudio gratuita para todos
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •
A atualização de novembro do Telegram trouxe muitas novidades aos perfis, canais e conversas do mensageiro. Os destaques ficam por conta da opção de transcrever áudios, liberada gratuitamente para todos, e de novos recursos para repostar e adicionar novas mensagens de vídeo aos stories.
- Google começa hoje (1º) a apagar contas sem uso
- Telegram revela teaser com visual impressionante no Apple Vision Pro
Transcrição gratuita de áudios
O rival do WhatsApp disponibilizou a função nativa para transcrever áudios de forma gratuita para todos os usuários da plataforma. Nesse caso, basta tocar no ícone de “A” ao lado do arquivo para receber o conteúdo em texto sem a necessidade de reproduzir a mensagem de voz.
O recurso é muito interessante para quem não consegue ouvir no momento, mas tem limitações: quem não é assinante do Telegram Premium só podem converter duas mensagens por semana.
Mais opções nos Stories
O Telegram não poupa esforços para popularizar a função de stories, lançada este ano no mensageiro. Agora, é possível repostar as publicações de outras pessoas ou canais e personalizá-las do seu jeito: você pode adicionar novas fotos, áudios, vídeos ou figurinhas sobre o conteúdo original.
Além disso, o app também permite adicionar pequenas figurinhas de vídeo sobre as publicações. O recurso usa a câmera de selfie para gravar um vídeo curto, com uma versão animada das tradicionais figurinhas de câmera do Instagram.
Mensagens com linhas de código
O aplicativo também adicionou uma nova forma para formatar mensagens e adicionar linhas de código. Vale lembrar que o rival WhatsApp desenvolveu a mesma função neste ano e já permite usá-la na versão Beta.
Outras novidades do Telegram
Os recursos anunciados ainda incluem:
- Efeito de animação similar ao estalo do Thanos para deletar mensagens autodestrutivas no iPhone;
- Sugestão de canais relacionados com os que você participa;
- Opção para mudar as cores do perfil (somente no Telegram Premium);
- Papéis de parede sincronizados para os dois participantes de uma conversa;
- Reações personalizadas em canais.
A maior parte das ferramentas já está disponível no aplicativo, basta atualizá–lo para uma versão mais recente. Caso você queira saber mais sobre o mensageiro azul, pode conferir em quais aspectos o Telegram é melhor que o WhatsApp.