Publicidade

Telegram libera Stories e função estilo BeReal para todos

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Telegram
Divulgação/Telegram
Tudo sobre Telegram

O Telegramcomemorou 10 anos de idade no último domingo (13) e o CEO Pavel Durov anunciou que os Stories chegariam para todos. Na última segunda (14), começou a ser distribuída a atualização que leva a função estilo Instagram e WhatsApp (com uma pitadinha de BeReal) para além dos assinantes.

Os Stories chegaram ao Telegram no fim de julho, mas como um recurso disponível apenas para quem pagava por uma assinatura Premium no app. Agora tudo mudou e o recurso de mensagens efêmeras à lá Snapchat podem ser usadas por qualquer pessoa.

Stories do Telegram

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Este foi, de longe, o recurso mais pedido da história do Telegram”, informa a companhia, que garante ainda ter passado meses inovando e refinando a modalidade.

Diferente do que acontece no WhatsApp ou no Instagram, os Stories do Telegram ficam agrupados em um menu expansível na parte de cima da tela principal do aplicativo. Aí é só arrastar para baixo para ver quem postou e o quê. Ao abrir um Story, é possível compartilhar rapidamente, comentar uma resposta ou reagir com um emoji — e aqui nenhuma novidade em relação aos rivais.

O editor de mídia do Telegram é repleto de funções e os Stories também podem usufruir dessas ferramentas. Com isso é possível escrever textos, adicionar stickers ou GIFs, marcar amigos, incluir a localização e até mesmo escrever uma descrição mais longa da publicação.

Uma novidade inédita no âmbito dos stories em redes sociais é que o Telegram permite que você altere a qualquer momento visibilidade, legenda, texto, figurinhas e qualquer outra coisa que esteja em um story. Isso é ótimo para quando você erra algo ou pensa em um complemento depois de publicar.

Pitada de BeReal

Além de fotos convencionais, usando a câmera frontal ou a traseira do celular, os Stories do Telegram tem um modo de câmera dupla que deixa usar as duas ao mesmo tempo. O resultado é uma foto maior como “plano de fundo” e uma menor, como se fosse um adesivo. O produto é algo parecido com o BeReal, rede social que foi sensação ano passado.

Continua após a publicidade

Duração e privacidade

Uma das novidades mais legais dos Stories do mensageiro rival do Zap é a possibilidade de escolher entre quatro opções de duração da exibição de uma publicação. No Telegram, você pode deixar uma postagem ali disponível por 6, 12, 24 ou 48 horas — fugindo do padrão de 24h de duração dos rivais. Apesar disso, as opções alternativas ficam ativas apenas para assinantes.

Além disso, você pode colocar uma publicação em destaque, tal qual acontece no Instagram, para que ela permaneça disponível para seus contatos a qualquer momento — é só marcar "Salvar"

Inclusive, falando em contatos, é possível definir quatro opções de públicos com acesso às suas postagens:

Continua após a publicidade
  • Todo mundo (qualquer pessoa que chegar ao seu perfil pode ver a publicação — é possivel excluir contatos específicos da lista);
  • Contatos (apenas seus contatos — é possível excluir contatos específicos da lista);
  • Amigos próximos (uma lista fixa de contatos selecionados);
  • Contatos selecionados (listas variadas de contatos).

Além disso, é possível tornar um story ainda mais privado ao desativar as capturas de tela. Ou seja, você pode postar o que quiser ali e ter a certeza que as imagens não serão copiadas de maneira convencional — mas lembre-se que existem gambiarras para tirar foto de tela de apps que bloqueiam isso nativamente.

Estatísticas

Outra novidade legal do Mensageiro Azul é a oferta de estatísticas mais detalhadas sobre uma publicação em relação ao que se vê na concorrência. Por exemplo, é possível ordernar a lista de visualizações com base nas reações ou nas mais recentes e também dá para filtrar entre todos os espectadores ou apenas os seus contatos.

Continua após a publicidade

Além disso, quem assina a versão Premium do app pode ativar o “Modo Invisível” para ver stories alheios anonimamente durante até 25 minutos.

Quando chega?

A atualização do Telegram já começou a ser distribuída e deve chegar nos próximos dias para todos os usuários da plataforma. Verifique se há uma atualização disponível no Android ou no iPhone.