Telegram ganha notificações mais personalizadas em pacote de novidades

Telegram ganha notificações mais personalizadas em pacote de novidades

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Abril de 2022 às 10h25
Reprodução/Telegram

O Telegram recebeu uma atualização que traz sons de notificação personalizados, opções de exclusão automática em perfis, respostas em mensagens encaminhadas e outras melhorias. É um dos principais updates dos últimos tempos, com várias adições que melhoram a experiência do usuário.

A mudança inicial mais relevante é a possibilidade de configurar qualquer som como um alerta de notificação. Essa personalização permite o corte de um trecho de áudios externos ou mensagem de voz dos próprios chats para adicioná-los à lista de personalizados.

Sons de notificação personalizados chegam ao app (Imagem: Reprodução/Telegram)

Há, contudo, algumas limitações, como o limite de até 5 segundos e tamanho máximo de 300 KB por arquivo. Por outro lado, o usuário poderá usar o recurso com algumas demonstrações que a equipe do Telegram compartilhou com a base, sem precisar criar seu próprio clipe de som.

A parte interessante é que dá para usar um tipo de aviso sonoro para cada bate-papo, assim fica mais fácil saber quem enviou mensagem sem precisar abrir a conversa. Esse recurso fica na opção "Notificações e Sons", nas configurações do aplicativo, compatível com todas as plataformas.

Silenciamento personalizado

Desabilitar sons por tempo personalizado (Imagem: Reprodução/Telegram)

O Telegram já permitia silenciar notificações de conversas por tempos pré-estabelecidos: uma hora, oito horas, dois dias ou em definitivo. Agora, será possível que a pessoa defina quanto tempo deseja remover as notificações no tempo desejado.

Essa é uma ótima notícia, porque possibilita ativar a opção apenas em momentos específicos, como durante suas férias, em um dia de folga ou durante o final de semana apenas. A personalização entrega muito mais liberdade para quem usa o Telegram para o trabalho, por exemplo, que não pode ficar sem receber as atualizações para sempre, mas também não quer estar conectado 24 horas por dia.

Dá para omitir os alertas por três horas, três dias, uma semana, duas semanas, dois meses, seis meses ou mais. Para usar o recurso, basta escolher a opção Notificações na página de informação do bate-papo ou grupo escolhido no Android — no iOS, você deve procurar pelo botão Silenciar.

Menu de exclusão automática de perfis

Configure as mensagens para desaparecer automaticamente após algum tempo (Imagem: Reprodução/Telegram)

Ainda com foco na personalização, o app de mensagens traz um novo menu de exclusão automática de perfis. Isso significa ser possível configurar um temporalizador para apagar todo o conteúdo de uma conversa após um tempo definido.

Esse recurso conta com um timer, ao estilo Missão Impossível ou mesmo as conversas secretas do próprio Telegram, que deleta tudo automaticamente após uma hora, um dia, uma semana, um mês ou conforme a sua necessidade. Parece ser algo inspirado nas mensagens autodestrutivas, porém de forma extensiva a todo um grupo ou bate-papo.

Bots (ainda mais) personalizados

O Telegram 8.7.0 conta ainda com suporte a ferramentas para ajudar os desenvolvedores de bots a criar interfaces mais flexíveis. A ideia é usar o JavaScript para substituir praticamente qualquer site, com suporte até para corresponder ao tema utilizado pelo usuário.

A empresa até criou um perfil para mostrar o funcionamento da novidade. O robô fictício de fast-food @DurgerKingBot mostra o que será possível esperar dos robôs criados por terceiros para interagir no Telegram. A empresa de Pavel Durov liberou toda a documentação referente à API do bot para que todos possam programar suas soluções de modo aprimorado.

A nova versão do app conta com suporte a mensagens encaminhadas, capacidade de configurar administradores de bots mais rapidamente, tradução aprimorada de mensagens no iOS, melhorarias no modo picture-in-picture no Android, novas animações e mais emojis animados. Você já pode baixar a atualização do Telegram na App Store (iPhone) e Play Store (Android).

Fonte: Telegram  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.