Telegram alcança 10 milhões de assinantes e desativa a função Pessoas Próximas
Por Bruno De Blasi |
O Telegram Premium ultrapassou a marca de 10 milhões de assinantes, informou o CEO Pavel Durov nesta sexta-feira (6) em seu canal pessoal. O executivo também apresentou mudanças na plataforma, como a remoção da função “Pessoas Próximas” e inclusão do sorteio de Estrelas em canais.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Vaporização do plástico torna processo de reciclagem quase infinito
- Quando o preço do iPhone 15 Pro Max vai baixar?
O avanço vem à tona há cerca de dois anos do lançamento do Premium, ocorrido em junho de 2022. O programa, vale lembrar, oferece recursos extras e exclusivos mediante ao pagamento de uma assinatura, como downloads mais rápidos, figurinhas especiais, entre outros.
Além do novo recorde, Durov informou que haverá outras mudanças no aplicativo, como a remoção do recurso “Pessoas Próximas”, que mostra contatos nas redondezas com base na localização. O CEO explica que essa função era usada por menos de 0,01% dos usuários e lidava com problemas envolvendo bots e scammers.
No lugar, o recurso vai dar a vez a uma nova ferramenta, conhecida como “Negócios próximos” (em tradução livre). A ideia é que o recurso facilite a busca por lojas e demais estabelecimentos comerciais presentes no Telegram, com a indicação do catálogo de produtos e formas de pagamento disponíveis.
Moderação no Telegram
O executivo também comentou sobre alguns ajustes para aprimorar a moderação da rede social. Entre eles, a suspensão do envio de mídias para a plataforma de blog interna Telegraph, pois a função era usada indevidamente por “atores anônimos”.
“Enquanto 99,999% dos usuários do Telegram não têm nada a ver com crimes, os 0,001% envolvidos em atividades ilícitas criam uma imagem ruim para toda a plataforma, colocando em risco os interesses dos nossos quase bilhões de usuários”, disse. “É por isso que este ano estamos comprometidos em transformar a moderação do Telegram de uma área de críticas em uma área de elogios”.
Nesta semana, os desenvolvedores da rede social também alteraram suas regras para permitir a moderação de conversas privadas quando há denúncias. A medida visa garantir que a plataforma não seja usada para práticas ilegais.
Na noite de quinta-feira (5), Durov também defendeu o Telegram, ao afirmar que a plataforma não era um “paraíso anárquico”, e ressaltou que estabeleceu como “objetivo pessoal” garantir melhorias para coibir os abusos da plataforma.
VÍDEO: A importância do celular baratinho no Brasil
Outras novidades
O Telegram anunciou outras novidades nesta sexta-feira (6), como a opção para sortear Estrelas, uma espécie de saldo virtual para resgatar mídias pagas e assinaturas exclusivas, em canais. A ideia é que a função ajude a aumentar o engajamento dentro de comunidades da plataforma.
O navegador embutido também ganhou a função de leitura rápida, para ler conteúdos de sites sem distrações, em uma interface limpa. Demais ajustes se concentram nas melhorias para otimizar o desempenho dos aplicativos.
Leia mais: