Publicidade

Qual o problema da taxa da App Store que está rendendo processos contra a Apple

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Epic Games
Divulgação/Epic Games

As reclamações contra as taxas cobradas pelas lojas oficiais de aplicativos da Apple e do Google não são novas. Essa questão, porém, ganhou destaque nos últimos dias depois que a Epic Games foi ameaçada de perder o acesso de desenvolvedor na App Store por tentar driblar a cobrança em uma versão recente do jogo Fortnite, que foi suspendo das lojas do Android e do iOS.

Como já dito, esse problema não ocorre no Android porque é possível baixar o Fortnite fora da Play Store. Já as lojas virtuais oficiais de videogames não impõem métodos de pagamento próprios como opção exclusiva, portanto a Epic pode oferecer a opção com desconto tanto nas versões de PC, PS4 e Xbox One de Fortnite, tal qual faz nas instalações "por fora" no Android.

A Epic entrou com uma ação legal pedindo o fim de práticas que considera prejudiciais à concorrência contra a Apple, que atuamente é investigada na Europa por possíveis práticas anticompetitivas. De certa maneira, a dona do Fortnite só engrossou o coro de empresas pouco satisfeitas com a impossibilidade de oferecer alternativas aos usuários de iPhone e iPad para compra de aplicativos e itens dentro de apps.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Até a Microsoft entrou na briga, defendendo que revogar o acesso da Epic a plataformas da Maçã pode ameaçar toda uma comunidade de desenvolvedores e jogadores que nada têm a ver com a história. É que o banimento da Epic comprometeria a Unreal Engine, plataforma de criação de jogos sob propriedade da empresa e usada por muitos criadores.

Enquanto a Justiça não decide os rumos dessa disputa, só podemos esperar e imaginar se esse movimento será ou não capaz de dar início a uma mudança no modelo de negócios da Apple a fim de flexibilizar o acesso de seus usuários a outras formas de instalação apps no iOS. Quem sabe, no futuro, soluções não oficiais (como jailbreaks) não sejam as únicas maneiras instalar livremente qualquer app de fora da App Store nos portáteis da Apple. Pelo visto, porém, ainda estamos longe de uma definição.

E aí, qual a sua opinião sobre o imbróglio envolvendo Apple, Spotify, Epic Games e tantas outras marcas em torno dessa disputa? A Justiça quebrar o monopólio da Apple ou vai confirmar o direito da Maçã em controlar a distribuição de apps no seu ecossistema e cobrar uma taxa por isso?

Fonte: Epic Games, The Verge