Publicidade

Tangle: como funciona o app que deseja ser ‘antídoto’ das redes sociais

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Viviane França/Canaltech
Viviane França/Canaltech

O Tangle é o novo app com objetivo de ser um antídoto às redes sociais tradicionais. A plataforma foi criada pelo cofundador do Twitter, Biz Stone, e cofundador do Pinterest, Evan Sharp, após levantarem US$ 29 milhões para a abertura da startup West Co., em uma rodada de investimentos liderada pela Spark Capital.

A companhia diz estar mais interessada em repensar o impacto psicológico das plataformas digitais do que em repetir fórmulas de engajamento a qualquer custo. Eles reuniram ex-funcionários do Twitter e do Pinterest para criar ferramentas que incentivem uso consciente, reflexão e propósito, como o Tangle.

Como funciona o Tangle?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Tangle nasceu como uma autocrítica dos próprios fundadores ao modelo de redes que eles ajudaram a popularizar com o Twitter e Pinterest. A ideia, segundo a empresa, é criar um espaço digital que não dispute sua atenção a qualquer custo.

O app gira em torno do conceito de intenções. Todos os dias, o usuário recebe uma notificação com a pergunta “Qual é a sua intenção para hoje?”. A partir disso, o Tangle estimula três ações:

  • Definir um objetivo pessoal para o dia;
  • Compartilhar essa intenção com um grupo pequeno e confiável de amigos;
  • Refletir sobre como o dia aconteceu e se a intenção foi alcançada.

Vale reforçar que o aplicativo não tem um feed público, métricas de popularidade e algoritmos de engajamento, e não foi pensado para marcas ou influenciadores. A ideia é oferecer um espaço livre da lógica de viralização e da disputa por atenção que domina outras plataformas.

Stone reforça que o app ainda está em fase inicial de testes e pode mudar bastante antes do lançamento público.

Como acessar o app?

O app Tangle (tangle.com) está disponível apenas para iOS e restrito a convites. No site oficial há uma lista de espera para a versão Android, que a West Co afirma estar em desenvolvimento e deve ser lançada em breve, porém sem uma data definida.

Continua após a publicidade

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: Uma nova rede social brasileira está dando o que falar!