O que são superapps?

O que são superapps?

Por Guadalupe Carniel | Editado por Bruno Salutes | 27 de Julho de 2021 às 10h40
(Imagem: Reprodução/Jonas Leupe/Unsplash)

Solicitar um carro para fazer uma viagem da sua casa ao trabalho e, neste meio tempo, enviar algum produto para seu amigo e pedir comida, podendo fazer tudo isso no mesmo app, sem precisar utilizar um para cada função. Esses são os superapps, sendo uma tendência.

O que são os superapps? 

Superapps são aplicativos que reúnem diversas funcionalidades em uma só plataforma, facilitando a experiência do usuário, que não precisa sair e entrar em diversas telas, economizando tempo. Soma-se a isso, a vantagem de não ter que baixar diversos aplicativos, para ter mais memória sobrando no seu celular.

Qual foi o primeiro superapp?

Este tipo de aplicativo se tornou bastante popular no continente asiático e começou com o WeChat, um mensageiro chinês que se tornou bastante popular no país e, começou a oferecer outros serviços a seus usuários, como compras e pagamentos online.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Com o tempo, o WeChat se tornou o app mais utilizado na China e, por isso, foi escolhido pelo governo chinês para hospedar o documento de identidade digital dos cidadãos que vivem na parte continental.

Com os superapps, você pode fazer múltiplas tarefas em um único app, além de economizar memória do seu celular (Imagem: Pixabay/Reprodução)

Brasil e os superapps

Apesar deste tipo de plataforma ter crescido no mundo, especialmente em países emergentes como China, Índia e América do Sul, no Brasil, poucas pessoas conhecem os superapps, sendo que, segundo dados do Google, 81% dos brasileiros não sabem que se trata; porém, é demonstrado que, após entender ele passa a ser bem-aceito: 45,8% se interessaram por eles e instalariam para testar.

No caso dos superapps que já funcionam por aqui, podemos citar o Mercado Livre, que além da plataforma de compra e vende, possui sistema próprio de pagamento, por meio do Mercado Pago, logística para entregas, com o Mercado Envios e a criação de lojas virtuais, com o Shops.

Outra empresa que investiu em superapp foi a gigante varejista Magazine Luiza, que anteriormente apenas servia para fazer compras e oferece diversos produtos e serviços, além de carteira digital.

Há também o Uber com logística de entrega de encomendas, de viagens e delivery de comida, com o Uber Eats.

Você já testou algum superapp? O que acha deles? Comente abaixo!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.