SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que são superapps?

Por| Editado por Bruno Salutes | 27 de Julho de 2021 às 10h40

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Jonas Leupe/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/Jonas Leupe/Unsplash)

Solicitar um carro para fazer uma viagem da sua casa ao trabalho e, neste meio tempo, enviar algum produto para seu amigo e pedir comida, podendo fazer tudo isso no mesmo app, sem precisar utilizar um para cada função. Esses são os superapps, sendo uma tendência.

O que são os superapps? 

Superapps são aplicativos que reúnem diversas funcionalidades em uma só plataforma, facilitando a experiência do usuário, que não precisa sair e entrar em diversas telas, economizando tempo. Soma-se a isso, a vantagem de não ter que baixar diversos aplicativos, para ter mais memória sobrando no seu celular.

Continua após a publicidade

Qual foi o primeiro superapp?

Este tipo de aplicativo se tornou bastante popular no continente asiático e começou com o WeChat, um mensageiro chinês que se tornou bastante popular no país e, começou a oferecer outros serviços a seus usuários, como compras e pagamentos online.

Com o tempo, o WeChat se tornou o app mais utilizado na China e, por isso, foi escolhido pelo governo chinês para hospedar o documento de identidade digital dos cidadãos que vivem na parte continental.

Continua após a publicidade

Brasil e os superapps

Apesar deste tipo de plataforma ter crescido no mundo, especialmente em países emergentes como China, Índia e América do Sul, no Brasil, poucas pessoas conhecem os superapps, sendo que, segundo dados do Google, 81% dos brasileiros não sabem que se trata; porém, é demonstrado que, após entender ele passa a ser bem-aceito: 45,8% se interessaram por eles e instalariam para testar.

No caso dos superapps que já funcionam por aqui, podemos citar o Mercado Livre, que além da plataforma de compra e vende, possui sistema próprio de pagamento, por meio do Mercado Pago, logística para entregas, com o Mercado Envios e a criação de lojas virtuais, com o Shops.

Continua após a publicidade

Outra empresa que investiu em superapp foi a gigante varejista Magazine Luiza, que anteriormente apenas servia para fazer compras e oferece diversos produtos e serviços, além de carteira digital.

Há também o Uber com logística de entrega de encomendas, de viagens e delivery de comida, com o Uber Eats.

Você já testou algum superapp? O que acha deles? Comente abaixo!