Publicidade

Strava prevê desempenho em corridas com base nos resultados do atleta

Por  | 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

Aplicativo de rede social para registro e análise de atividades físicas, o Strava lançou na última semana o “Previsões de Desempenho”, recurso que estima o tempo de conclusão de trajetos de corrida populares para cada atleta

As previsões são personalizadas de acordo com o histórico de corridas de cada usuário, e consegue estimar o tempo das corridas de distância de 5 km, 10 km, de meia maratona (21,1 km) e da maratona (42,2 km).

O recurso entrega também o “pace” (ritmo-alvo, em português), termo dado ao ritmo de velocidade do atleta durante a corrida, geralmente medido em quilômetros por minuto. De acordo com o Strava, a ferramenta foi criada para “ajudar atletas a treinarem com mais clareza e confiança”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quem pode usar a novidade

Para usar o Previsões de Desempenho, é necessário ser assinante do plano pago anual do aplicativo, de R$ 12,49 por mês, ou do plano mensal, de R$ 22,90. O Strava disponibiliza um período de 30 dias gratuitos para quem quiser testar os recursos das assinaturas.

Além disso, o usuário precisa ter, pelo menos, 20 atividades de corrida gravadas nas últimas 24 semanas para que o Previsões de Desempenho consiga criar as estimativas. 

Caso o assinante ainda não possua o número mínimo de corridas registradas, verá apenas uma versão prévia do recurso.

Como funciona o Previsões de Desempenho

A nova ferramenta usa machine learning para considerar mais de 100 atributos de dados dos atletas, como o histórico de corridas e suas melhores marcas. 

O app também faz uso dos dados de desempenho de outros atletas, com histórico de treino e perfis semelhantes, para definir as estimativas de tempo de conclusão de corrida.

Continua após a publicidade

As previsões não levam em conta o tipo de terreno e variação de altitude. Ou seja, consideram que o percurso será realizado em um local plano.

Veja também:

VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: qual escolher?

Continua após a publicidade