Publicidade

Spotify vai deixar você comandar algoritmo com prompts de IA, mas tem um porém

Por  |  • 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

O Spotify anunciou, nesta quarta-feira (10), um recurso que vai permitir que os usuários controlem o algoritmo de criação de playlists por meio de prompts de inteligência artificial (IA). A novidade, no entanto, ficará disponível inicialmente apenas para ouvintes da Nova Zelândia.

A nova funcionalidade, chamada Prompted Playlist (Playlist por Prompt, em tradução livre), foi disponibilizada em versão beta nesta quinta-feira (11) e poderá ser acessada somente por assinantes Premium.

Na prática, a novidade representa um movimento do Spotify para que os usuários deixem de depender de ferramentas externas de IA para criar playlists a partir de comandos feitos em linguagem natural.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona o recurso?

O novo recurso fica disponível no botão “Criar” (na parte inferior direita da tela), que exibe aos ouvintes a opção de acessar a aba do Prompted Playlist. Depois, é aberta uma caixa de texto onde os usuários poderão descrever como desejam que a playlist seja montada.

O comando pode ser semelhante àqueles enviados a outras IAs: os assinantes podem pedir, por exemplo, uma playlist baseada no gênero mais ouvido nos últimos dois anos ou uma lista de músicas para tocar em um churrasco.

Em seguida, a IA do Spotify entra em ação e acessa todo o histórico de audição do usuário dentro do aplicativo para criar a playlist personalizada.

Os usuários ainda têm a opção de editar o prompt após o primeiro resultado, além de configurar o algoritmo para que a playlist seja atualizada diariamente ou semanalmente. Também é possível acessar um conjunto de prompts prontos gerados pelo app.

Disponibilidade do Prompted Playlist

Continua após a publicidade

O Spotify liberou a versão beta do Prompted Playlist apenas para usuários da Nova Zelândia, mas o comunicado de lançamento indica que o recurso deve ser disponibilizado para ouvintes de mais países — ainda sem previsão de data.

Leia mais: 

VÍDEO: Spotify vs Apple Music vs YouTube Music vs Outros

Continua após a publicidade