Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify testa um novo jeito para você não ficar sem música offline

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Junho de 2023 às 14h15

Link copiado!

Fath/Unsplash
Fath/Unsplash
Tudo sobre Spotify

Nem sempre dá tempo de baixar sua playlist favorita antes de sair de casa, mas ficar sem música não é lá tão agradável. Para solucionar esse problema, o Spotify experimenta a função "Seu Mix Offline", playlist que aparentemente reúne as músicas tocadas recentemente salvas na memória cache do aplicativo.

A novidade foi revelada pelo CEO da Plataforma Daniel Ek no Twitter. "Estamos testando um novo recurso chamado 'Seu Mix Offline': uma lista de reprodução criada para aqueles momentos em que você pode não estar online. O que vocês acham?", disse no tuíte.

Continua após a publicidade

O executivo não deu detalhes de como a ferramenta vai funcionar, mas o Canaltech conseguiu ativá-la e entender mais sobre ela. Basicamente, a função é uma playlist com todas as músicas reproduzidas recentemente no aparelho ordenadas da mais recente à mais antiga, e o usuário não precisa salvar nenhuma delas manualmente.

No teste do CT, a playlist offline era praticamente infinita. Foi possível ver que a fila contava com faixas tocadas há mais de uma semana.

Infelizmente, o recurso ainda não funciona 100%. A playlist existe, mas não foi possível colocá-la para tocar quando o celular está totalmente offline. Contudo, talvez a função seja pensada para quando a conexão com a internet é instável ou muito lenta, já que não precisa carregar as músicas novamente da rede.

Reprodução de músicas offline no Spotify

A reprodução de músicas recentes sem precisar de download não é algo inédito no segmento: o YouTube Music oferece uma funcionalidade parecida há bastante tempo. Aparentemente, o Spotify trabalha na função desde meados de 2020, mas a novidade deve ter ficado para depois durante a pandemia de covid-19.

Como encontrar o "Seu Mix Offline" do Spotify?

Não se sabe exatamente quando a "Seu Mix Offline" será liberada para todos os usuários, porém é possível conferir se ela está disponível no seu aparelho manualmente. Para isso, desligue a internet do celular (dados móveis ou Wi-Fi) e abra o app. Daí, ela deve aparecer logo na tela principal.

Continua após a publicidade

Uma vez que a novidade não está pronta, por enquanto é interessante optar pelos downloads manuais do Spotify para ouvir músicas sem conexão.