Spotify inaugura oficialmente o novo visual no app para PC
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Spotify oficializou a nova interface do app para computador nesta terça-feira (20). A nova aparência do aplicativo busca otimizar a navegação com mouse e teclado e aproveitar melhor o espaço de tela disponível, exibindo informações e detalhes sobre as faixas escolhidas logo de cara.
- Spotify agora permite pagamento via Pix
- Spotify testa um novo jeito para você não ficar sem música offline
A nova interface separa o app em três colunas principais: navegação, conteúdo e detalhes. O app continua com a coluna lateral à esquerda, mas nela dispõe um menu mais completo de atalhos e uma nova forma de navegar na própria biblioteca.
Nela, o usuário pode acessar a página inicial do app, fazer pesquisas e explorar a biblioteca de álbuns, artistas, playlists e podcasts. Para facilitar, há filtros de busca dedicados que podem ser ativados com um clique, tornando a experiência mais fluida.
Ao centro, o Spotify mantém o destaque para o conteúdo. Na área, é possível conferir o álbum que escolheu, páginas do artista e navegar pela página inicial do aplicativo, com as tradicionais sugestões do algoritmo.
À direita, também uma novidade: a seção "Now Playing" do Spotify. A área exibe informações sobre a música ou o podcast em reprodução, dando detalhes sobre artista (quantidade de ouvintes mensais, foto de capa, data de shows e turnês) e álbum.
A aba dedicada a atividade de amigos continua disponível, mas agora pode ser acessada a partir do atalho "Amigos" no canto superior direito do app, próximo ao ícone de perfil.
Mais personalizável
Assim como no novo YouTube Music, no novo Spotify o usuário tem total controle sobre a experiência. Se o excesso de informações na tela incomodar, é possível esconder os recursos rapidamente. A maior capacidade de personalização permite que o ouvinte ajuste o app ao próprio padrão de uso.
Atualização gradativa
A nova interface do Spotify para PC parece ser distribuída gradativamente. Alguns membros da redação do Canaltech já conseguem experimentá-la no Windows na versão 1.2.13.661ga588f749 do aplicativo, contudo a novidade ainda não chegou para todos. Provavelmente, o recurso é liberado por autorização no servidor.