Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify ganha DJ com IA que cria playlists personalizadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2023 às 16h58

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Spotify

Nesta quarta-feira (22), o Spotify apresentou o DJ, um criador de rádios dinâmicas e exclusivas gerenciado por inteligência artificial. Desenvolvido com tecnologia da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, o recurso é dotado de inteligência artificial aprende suas preferências pessoais em música para criar playlists únicas e apresentá-las com bom humor e de forma natural com interações por voz.

A IA do Spotify montará listas de reprodução de diferentes estilos com base no seu padrão musical. Ele “classificará as faixas mais recentes e relembrará alguns de seus antigos favoritos — talvez até fazendo ressurgir aquela música que você não ouve há anos”, segundo a descrição da plataforma de streaming.

Continua após a publicidade

A ferramenta tentará montar playlists com base em preferência de músicas, atualizando constantemente a programação conforme feedback do usuário. Quanto mais alguém escuta música, mais a IA entende o estilo musical do perfil.

O Spotify ressalta ainda que o DJ é alimentado com a tecnologia de personalização da plataforma, as capacidades de uma IA generativa da OpenAI refinada com conhecimento de especialistas em música e uma voz gerada por IA da Sonantic, para apresentar as listas de forma dinâmica.

Voz dinâmica feita com IA

O modelo de inteligência artificial que dá voz ao DJ foi construído com o apresentador do programa matinal do Spotify The Get Up, Xavier “X” Jernigan. A plataforma menciona que esse será o primeiro apresentador da ferramenta, sugerindo que haverá outras vozes no futuro.

Continua após a publicidade

A função foi lançada em Beta exclusivamente nos Estados Unidos e no Canadá e só assinantes Spotify Premium podem experimentá-la. Os usuários elegíveis devem encontrar o card de acesso ao DJ no feed Música, mas a novidade pode levar alguns dias até alcançar todo mundo. Não há previsão para lançamento do DJ com IA em outras regiões.