Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify vai bloquear recomendações de músicas indesejadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Fevereiro de 2023 às 11h51

Link copiado!

Fixelgraphy/Unsplash
Fixelgraphy/Unsplash
Tudo sobre Spotify

O Spotify lançou a opção Taste Profile (Perfil musical, no app em português) para barrar a recomendação de músicas, cantores ou estilos indesejados. O usuário poderá apenas excluir o gênero musical da ferramenta para deixar se receber algumas sugestões, geralmente enviadas pelo app para impulsionar os artistas.

Para usar a ferramenta, basta selecionar uma playlist e marcar para "excluir do seu perfil de gosto musical", disponível a partir do ícone de três pontos. O algoritmo da plataforma será impedido de recomendar novas músicas semelhantes às barradas, então você deve pensar bem antes de ativá-la.

Continua após a publicidade

A ferramenta pode servir tanto para barrar gêneros que você não gosta quanto para evitar estilos indesejados em certos momentos. Quando alguém está triste, pode preferir escutar playlists mais melancólicas em vez de tocar um rock pesado.

Pais que usam o streaming com seus filhos também poderão se livrar de recomendações de canções infantis enquanto eles querem apenas relaxar ouvindo uma música clássica. É útil também para festas: pode ser que tocar MPB no meio de uma celebração de adolescentes cheios de hormônios não seja ideal.

Barrar músicas indesejadas no Spotify

É possível configurar mais de uma playlist, assim você poderá eliminar vários estilos musicais que desagradam. Só é preciso tomar cuidado para não incluir cantores ou bandas que gosta nessas listagens, caso contrário eles também deixarão de ser recomendados.

Continua após a publicidade

A ferramenta não afeta outros recursos da plataforma, portanto não vai omitir as mudanças em listas de músicas seguidas. Também não vai deixar de mostrar os lançamentos de artistas acompanhados pelo usuário, já que não há relação direta com a recomendação em si.

O recurso foi introduzido pelo lado do servidor, o que significa que você não precisa atualizar o app para usar. Como de costume, o Spotify fará a liberação gradual para as pessoas, portanto pode levar alguns dias para a sua conta ser contemplada.

O Spotify tem motivos para comemorar, já que o serviço fechou 2022 com expressivo ganho de assinantes. O crescimento no total de pagantes foi de 14% no comparativo com o ano anterior, saltando de apenas 180 milhões para 205 milhões.