Spotify desenvolve IA para criar playlists
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

O Spotify trabalha em uma IA para gerar playlists sem muita intervenção por parte do usuário. Com o recurso, você poderia explicar o que quer ouvir num comando de texto e o streaming ofereceria um resultado personalizado logo em seguida.
A novidade foi encontrada no código do aplicativo pelo designer de produtos e criador da hashtag Chris Messina, que publicou as linhas em sua conta do Threads. Posteriormente, o leaker Alessandro Paluzzi usou essas informações para criar uma prévia de como a função deve aparecer na interface do Spotify.
Ao selecionar o ícone para criar uma lista de reprodução, o aplicativo incluiria a opção “IA Playlist”. Em seguida, é possível escolher entre as sugestões oferecidas pelo streaming ou digitar o próprio comando numa janela de chat.
Os exemplos encontrados incluem “me dê uma playlist com hip-hop polonês dos anos 90” e “novas músicas de minhas bandas favoritas”, indicativo de que a ferramenta deve aceitar prompts curtos de texto e gerar listas a partir de gêneros musicais, décadas e preferências do usuário.
Spotify e IA
A empresa de streaming já acumula novidades criadas a partir de inteligência artificial em 2023. Um exemplo é o serviço DJ, que usa IA para criar playlists personalizadas para cada usuário e coloca inserções de um locutor durante a reprodução, com uma experiência que lembra ouvir música pelo rádio.
Outra novidade envolve o segmento de podcasts: o Spotify também anunciou uma série de episódios traduzidos para outros idiomas com a ajuda da tecnologia.