Publicidade

Spotify começa a testar IA generativa para criar playlists

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Spotify

O Spotify já começou a testar a nova ferramenta de IA generativa para criar playlists na plataforma. O usuário do TikTok rodbad_ encontrou o recurso no aplicativo e experimentou alguns prompts — depois, a própria empresa confirmou que já conduz testes com a novidade.

Os primeiros rumores da função surgiram em outubro, mas ainda reportavam que a IA estava em desenvolvimento. Com o vídeo, já é possível vê-la em funcionamento: o Spotify oferece o botão “AI Playlist” na hora de criar uma nova lista, exibe uma caixa de texto e mostra algumas sugestões de prompts.

Alguns exemplos de comandos são “Preencha o silêncio com uma música de café no fundo”, “Fique focado com música eletrônica instrumental”, “Anime-se com músicas otimistas, divertidas e positivas” e “Explore um gênero de nicho como Witch House”. A IA coleta o pedido em texto e cria uma playlist personalizada em alguns segundos, com a opção de remover músicas da lista.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em resposta ao site TechCrunch, um porta-voz do Spotify confirmou os testes, mas não quis entrar em detalhes. “Nós conduzimos vários testes de rotina. Alguns criam o caminho para nossa experiência ampla e outros servem apenas como aprendizado importante. Não temos nada mais a compartilhar no momento”, diz o comunicado.

Recurso pode aparecer em plano mais caro

Notícias anteriores apontavam que as playlists geradas por IA apareceria como uma das funções exclusivas do plano Supremium do Spotify. A nova modalidade finalmente incluiria o catálogo de músicas Hi-Fi (sem perda de qualidade de som), estatísticas no estilo Last.fm e área de audiolivros.

Spotify e IA

A empresa de streaming embarcou de vez na onda da inteligência artificial em 2023. A plataforma já tem um DJ criado por IA e também passou a traduzir episódios de podcasts usando tecnologia da OpenAI, a criadora do ChatGPT — o resultado converte a fala para outro idioma, mas ainda mantém o tom de voz da pessoa falante de forma surpreendente.

O Spotify ainda firmou uma parceria com o Google Cloud recentemente para melhorar as recomendações de músicas por IA.