Publicidade

SoundCloud vai ajudar criadores a lançarem músicas no Spotify e Apple Music

Por| 19 de Fevereiro de 2019 às 16h49

Link copiado!

SoundCloud vai ajudar criadores a lançarem músicas no Spotify e Apple Music
SoundCloud vai ajudar criadores a lançarem músicas no Spotify e Apple Music
Tudo sobre SoundCloud

Nesta terça-feira (19) o SoundCloud anunciou uma nova ferramenta para seus assinantes, que permitirá que artistas publiquem suas músicas em serviços externos (como o Spotify e o Apple Music) direto pela plataforma.

A ideia da empresa é se firmar como a plataforma de lançamento de artistas independentes, facilitando a forma com que esses artistas possam lançar seus trabalhos nos serviços de streaming. Além do Spotify e do Apple Music, a ferramenta também irá funcionar com o Amazon Music e o Instagram.

Para usá-la, será preciso atender a alguns requisitos, como ser cliente SoundCloud Pro ou Pro Unlimited, ter pelo menos 18 anos de idade, ser dono de todos os direitos sobre suas músicas e ter tido pelo menos 1000 reproduções dentro do SoundCloud no último mês.

A empresa ainda afirma que essa função tem o objetivo único de ajudar esses artistas iniciantes a entrarem de modo mais fácil nos aplicativos de streaming de música, e que não exigirá nenhuma porcentagem das receitas obtidas pela reprodução das músicas nesses programas, repassando todo o valor obtido ao artista.

Continua após a publicidade

O SoundCloud possui muito menos usuários em comparação com programas como o Apple Music e o Spotify, mas é conhecido no meio por ajudar a lançar tanto artistas pequenos quanto alguns dos grandes nomes do mercado fonográfico — entre eles o rapper XXXTentacion. E mesmo alguns artistas já estabelecidos no mercado, como o grupo escocês de synthpop Chvrches, costumam usar o SoundCloud como uma plataforma de distribuição alternativa, principalmente para o lançamento de lados-B e remixes.

Segundo dados disponibilizados pela empresa, o SoundCloud já possui mais de 20 milhões de músicos e podcasters cadastrados na plataforma, responsáveis por cadastrar mais de 200 milhões de conteúdos de áudio no serviço.

O Canaltech, por exemplo, utiliza a plataforma para publicar diariamente seu podcast.

Fonte: Billboard