Snapseed para iOS ganha câmera com ajuste manual e filtros de máquina analógica
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

O editor de fotos Snapseed, do Google, ganhou mais uma atualização para o iOS na App Store. A nova versão traz um caminho para abrir a câmera com ajustes manuais pelo próprio app, além de liberar novos efeitos retrô que simulam os filmes das máquinas fotográficas analógicas.
- 5 coisas com IA que você pode fazer no Google Fotos
- Como usar o Photoroom? Conheça o app que edita fotos com IA
A câmera manual antes estava disponível apenas por widget na tela inicial, mas agora pode ser acessada na tela principal do Snapseed. Os controles são parecidos com o modo “Pro” das câmeras de celulares, com ajustes para mudar tempo de exposição, foco, velocidade de obturador e ISO.
O app também disponibiliza filtros inspirados em filmes analógicos de marcas como Kodak, Fuji, Polaroid e Technicolor. Isso permite tirar fotos com um efeito retrô, similar ao que acontece em ferramentas como VSCO e o próprio Instagram.
Vale destacar que a tela com os filmes usa um visual mais realista, com muitas sombras e ícones que remetem a botões físicos. É uma grande diferença de design com relação aoutros produtos do próprio Google, que seguem um padrão mais linear com poucas sombras, ícones mais expressivos e cores variadas.
E o Android?
Lançado em 2011, o Snapseed parecia “esquecido” pelo Google até receber uma nova atualização para o iOS em junho do ano passado — o primeiro grande update depois de anos.
Nos últimos anos, a empresa priorizou os recursos de edição de imagens no próprio Google Fotos, além de desenvolver geradores de IA como o Nano Banana.
A última atualização do Snapseed para Android foi publicada na Play Store em maio de 2024, então são quase dois anos sem novidades no sistema operacional. No entanto, desenvolvedores confirmaram que uma nova versão já está sendo preparada e pode ser lançada no futuro.
Leia também: