Snapchat lança ferramentas de realidade aumentada para jovens criadores

Por Nathan Vieira | 30 de Agosto de 2019 às 16h21
Marketing Land
Tudo sobre

Snapchat

Saiba tudo sobre Snapchat

Ver mais

A realidade aumentada é um recurso que tem conquistado cada vez mais o coração do público, e várias empresas já recorreram a esse artifício para atrair o público e oferecer uma experiência diferenciada (como o jogo Cyberpunk 2077 durante a Gamescom ou a Trident com as novas embalagens interativas). Pensando nisso, nesta sexta-feira (30), o Snapchat lançou ferramentas para a criação de lentes em 2D e 3D, voltadas a jovens que almejam seguir as áreas de STEM, ou seja, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Para complementar o lançamento, a empresa por trás do famoso aplicativo de interação também desenvolveu tutoriais para auxiliar os jovens em meio às criações.

O projeto consiste no Lens Studio 2.1, cuja principal proposta é oferecer experiências em lentes e promover a expansão do processo criativo, independente do nível de habilidade. Com a ideia de aumentar as possibilidades de um número ainda maior de criadores, de ilustradores 2D a desenvolvedores de artes sofisticadas, o Lens Studio ganhou uma safra de novos recursos, como seis modelos para trabalhar rostos, tal como 14 Landmarkers.

O Lens Studio está contando com novos recursos (Foto: Divulgação)

Os seis novos templates são o Face In Video, que transforma as selfies em um vídeo; o Portrait Particles, que coloca efeitos personalizados de ambientação no usuário; o Countdown, que cria contagens regressivas e acessórios como óculos e chapéus em 3D; o Skeletal, que captura imagens em 2D de partes do corpo específicas e coloca efeitos; o Hair colour, que basicamente muda a cor do cabelo e o Makeup, que adiciona maquiagem (como batom, sombra, blush) na foto.

Aqueles que baixam o Lens Studio pela primeira vez se deparam com um guia interativo que ensina o passo a passo do processo, então quem nunca usou a ferramenta passa a compreender. Outras novidades do recurso incluem uma tela de entrada que destaca os novos templates, perguntas e respostas e resoluções de problemas adicionadas à Knowledge Base e a disponibilização no GitHub.

O programa já foi usado 500 mil vezes pelos jovens criadores

Para o Lens Studio acontecer, vários programas ficam por trás, como o Official Lens Creator, além da realização de workshops e parcerias. Vale lembrar que as lentes podem ser encontradas no Lens Explorer do Snap, por meio do menu em carrossel, e no Lens Creator Profiles, em que os criadores têm acesso às informações sobre a audiência e estatísticas dos Stories. Mais de 500 mil lentes foram criadas pela comunidade, e usadas mais de 15 bilhões de vezes pelos usuários do Snapchat.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.