Snapchat anuncia novos recursos, produções originais e complementos para o app

Snapchat anuncia novos recursos, produções originais e complementos para o app

Por Rubens Eishima | 12 de Junho de 2020 às 09h00
Marketing Land

A Snap realizou ontem sua conferência para desenvolvedores e anunciou uma série de novidades para parceiros e usuários. Elas incluem uma remodelação do Snapchat, novos recursos de realidade aumentada, suporte a apps de terceiros no chat, uso do seu bitmoji em jogos e mais detalhes sobre suas produções originais.

Nova navegação

A mudança mais evidente para os usuários é a nova “Barra de Ação”. A mudança concentra os atalhos principais do app no rodapé da tela e alterna os recursos de acordo com as ações do usuários.

Barra de menu recebe remodelação com funcionamento dinâmico (imagem: Snap)

Destaque na barra, o Snap Map agora integra a função “Places” (locais), que lista empresas nas redondezas, com informações de horários de funcionamento, avaliações de sites como TripAdvisor e Foursquare, além de opções para compra online. A novidade estreou nos Estados Unidos, mas não tem data de lançamento em outros países.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Usuários poderão pedir comida em restaurantes nas redondezas (imagem: Snap)

Para compartilhar stories, o Snapchat passa agora a oferecer a opção de tópicos, com funcionamento semelhante às hashtags. Usuários podem marcar um tema, além da localização ou evento, e snaps públicos com o mesmo tópico são organizados em uma seção, que pode ser navegada como as páginas de tags do Instagram.

Caption

Outra novidade do app é a opção de enviar mensagens nos Stories de quem você segue. O perfil terá a opção de transformar a mensagem recebida em sticker para uso no próprio Story — por exemplo, em seções de perguntas e respostas com fãs. O aplicativo promete a filtragem de mensagens com bullying ou conteúdo preconceituoso.

Mais realidade aumentada

O sistema de lentes do Snapchat agora permite a integração de modelos externos de inteligência artificial para a aplicação de efeitos, que não precisam seguir os padrões já disponíveis no app. A novidade promete uma maior variedade de efeitos, criados por desenvolvedores independentes.

Um novo recurso demonstrado pela Snap são as lentes locais. A novidade permite compartilhar um mundo persistente em realidade aumentada, em que diferentes usuários constroem (ou destroem) tudo o que está à volta. A empresa compartilhou um vídeo que lembra uma versão real do game Splatoon:

Para concorrer com o Google Lens, o Snapchat agora poderá ser usado para identificar plantas, raças de cães e até consultar as informações nutricionais de alguns alimentos graças a parceria da Snap com bases de dados externas. O recurso "Scan" funciona com um toque longo no botão de câmera do app.

Uma integração interessante do app foi demonstrada com o novo recurso Voice Scan, semelhante às assistentes virtuais e capaz de aplicar filtros a partir de comandos de voz. O funcionamento do recurso depende da compatibilidade dos filtros e não estará disponível para todos os idiomas em um primeiro momento.

Aplicação de filtros poderá ser feita com comandos de voz (imagem: Snap)

Snap Originals

A produção de conteúdo original foi outro destaque do Snap Summit, voltados principalmente para a chamada “geração Z” nos Estados Unidos. Segundo a Snap, mais da metade da população do país nessa faixa etária (aproximadamente entre 15 e 25 anos) consome as produções da empresa.

Os novos programas incluem reality shows, documentários e até seriados. Entre os famosos que estrelam as produções estão o ator Kevin Hart, a influenciadora Kylie Jenner e a modelo Naomi Campbell.

Além disso, a empresa anunciou a renovação de algumas produções da plataforma, incluindo a série documental “Vs The World”, com um episódio sobre o lutador de MMA Conor McGregor.

Novas parcerias e integrações

A Snap anunciou que desenvolvedores de aplicativos poderão integrar a câmera de realidade aumentada do Snapchat em seus próprios apps. A integração oferecerá os filtros e lentes da rede social para aplicativos de terceiros.

Na outra direção, os desenvolvedores poderão criar os chamados Snap Minis, complementos para aprimorar as conversas no Snapchat, semelhantes aos jogos já oferecidos na rede social.

Entre os exemplos listados pela Snap estão ferramentas para planejar em conjunto em festivais, tarefas, reserva e compra de ingressos para cinemas e até compartilhamento e comparação de agendas de estudo.

Uma nova opção para os usuários do Snapchat vai parecer familiar para alguns jogadores do Wii e Xbox 360. Games para celular, PC e consoles poderão integrar os avatares do Bitmoji em seus universos, colocando os personagens dos usuários dentro da ação.

Um jogo que integra o recurso é o novo Bitmoji Paint, criado por um estúdio interno da Snap. O game reúne milhões de jogadores simultaneamente para criar uma colagem global. Segundo a empresa, a mesma tecnologia poderá ser usada por desenvolvedores externos para suas próprias criações. Entre as parcerias listadas pela empresa estão a Mojiworks e a Zynga, famosa pelo FarmVille.

Fonte: Snap

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.