Novo filtro do Snapchat brinca com sua idade, desde a infância até a velhice

Snapchat
Tudo sobre

Snapchat

Saiba tudo sobre Snapchat

Ver mais

Depois do FaceApp viralizar e ganhar o mundo com seus filtros de idade, o Snapchat lança sua versão mais sofisticada do modelo com IA, a lente Time Machine. A nova ferramenta chega globalmente para os usuários nesta quinta-feira (21), e a função estará disponível na primeira tela de filtros da rede social.

Novo filtro de envelhecimento no Snapchat (GIF: Fidel Forato/ Canaltech)

A lente Time Machine permite que o usuário acompanhe as diferentes fases da sua vida, do berçário ao lado de um pequeno chocalho vermelho até a velhice, com os cabelos brancos e (muitas) rugas, como em uma legítima máquina do tempo.

Depois da primeira imagem sem o filtro, confira as alterações da lente Time Machine (Imagem: Fidel Forato/ Canaltech)

Através de uma barra de controle, é possível acompanhar sua vida inteira como em uma timeline, incluindo idades intermediárias, que é uma função nem sempre lembrada pelos apps que alteram a idade cronológica da pessoa.

Com a nova lente do Snapchat, o rosto começa menor e mais redondo na infância, além de ser possível notar um leve aumento no tamanho dos olhos. Conforme o tempo passa na máquina do tempo, o rosto do usuário vai alongando e a barba (caso tenha) e o cabelo ficam mais volumosos. A partir da idade adulta, o rosto volta a ficar mais redondo, aumentando o papo e diminuindo a grossura da barba. Nesse período, a linha do cabelo começa a subir, fazendo a testa ficar maior. E esse processo vai até a velhice de fato, onde tudo fica branco e as olheiras mais profundas.

Primeira imagem sem o filtro aplicado e as três seguintes com o Time Machine (Fonte: Fidel Forato/ Canaltech)

Nos nossos testes, o filtro não conseguiu eliminar a barba durante seu uso, deixando-a com aspecto platinado durante a infância. Depois ela fica mais encorpada, na cor natural, durante a vida adulta, e branca na velhice. Mas quando o usuário não tem barba, ele também não a terá durante nenhuma parte da vida, pelo menos com a lente Time Machine.

A lente Time Machine aplicada em rosto feminino (GIF: Luciana Zaramela/ Canaltech)

Durante os testes, só o envelhecimento do cabelo, ficando branco, não funcionou da maneira esperada em todos os ângulos.

Da maneira apresentada nos prints, a lente funcionará em iPhones a partir do 6s e nos seguintes aparelhos com Android (e suas respectivas versões superiores):

  • Samsung Galaxy S10;
  • Samsung Galaxy S10+;
  • Samsung Galaxy S9;
  • Samsung Galaxy S9+;
  • Samsung Galaxy A70;
  • Huawei P20 Pro;
  • Huawei Y7;
  • Huawei Y9;
  • Xiaomi Redmi Note 7;
  • OnePlus 6T;
  • Pixel 3a.
Interface disponível para alguns aparelhos da lente Time Machine  (Screenshot: Divulgação)

Para os usuários que não tiverem nenhum desses aparelhos, a lente também funciona, só que de uma maneira mais simples. Não há essa linha para deslizar, que acompanha todo o processo de envelhecimento, e serão somente cinco opções de idade, que o usuário deve escolher previamente.

Com a nova lente, o Snapchat segue sua tentativa de engajar os jovens e seus usuários na rede social, que sofre com a concorrência. Os esforços vão no mesmo caminho do lançamento de ferramentas para a criação de lentes em 2D e 3D, conhecido por Lens Studio 2.1, que buscam promover o desenvolvimento e expressão da criatividade em seus usuários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.