Publicidade

Skype será ressuscitado pela Microsoft com recurso incrível de tradução

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Dezembro de 2022 às 22h30

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Skype

A Microsoft deve ressuscitar o Skype com recursos inéditos, como tradução simultânea por voz, e uma necessária modernização visual. O serviço que revolucionou as chamadas via internet nos anos 2000 deve voltar como um aplicativo de bate-papo mais informal para se distanciar da pegada corporativa do Teams.

A aparência do novo Skype está bem diferente do formato quadradão já conhecido. Serão oferecidos novos temas e a possibilidade de personalização do esquema de cores do programa, inclusive com suporte a alto contraste para pessoas com deficiência visual.

Continua após a publicidade

O resultado da renovação é um design que mescla o estilo do WhatsApp com alguns toques do Teams e do Meet. Espere ter um layout bem mais clean, com guias separadas por funcionalidades e suporte ao modo escuro.

Experiência Skype renovada

Esqueça basicamente todos os conceitos sobre o Skype, porque esse zumbi renasceu totalmente diferente. Segundo a gigante de Redmond, esta deve ser a "melhor experiência de chamada por vídeo" para celulares. Uma definição ousada para um produto igualmente ambicioso.

Os participantes das chamadas poderão inserir planos de fundo personalizados, caso não precisem esconder a bagunça atrás da imagem da câmera. A ideia é oferecer basicamente a maioria das funcionalidades que os rivais Google Meet e Zoom possuem, porém, com forte apelo para o mercado mobile.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores garantem uma ferramenta de tradução em tempo real para facilitar a realização de chamadas em qualquer idioma. O app vai detectar automaticamente a língua falada e começar a fazer uma transcrição de áudio para texto.

A promessa é entregar também uma tradução de áudio no seu idioma, graças ao recurso Real-Time Translation. Sabe aquelas traduções simultâneas na transmissão do Oscar? Deve ser algo muito parecido, porém soando de modo similar à sua voz, graças a uma tecnologia de inteligência artificial que fará o trabalho.

Notícias diretamente no Skype

Continua após a publicidade

O app terá uma guia chamada Today (Hoje, em português) que deve exibir notícias e artigos de fontes confiáveis para deixar o usuário informado. Segundo a Microsoft, será possível ler os conteúdos no próprio aplicativo, sem precisar ser guiado ao Bing para acessar — como a empresa costuma fazer no Windows, por exemplo.

Esses conteúdos informativos serão selecionados pela equipe de curadoria e devem ser exibidos no formato de Stories. Quem quiser saber mais, poderá clicar no botão para ter o conteúdo exibido ali na hora, sem redirecionamento nem assinatura.

Foram feitas melhorias técnicas para otimizar o desempenho e oferecer mais estabilidade nas videochamadas. A empresa pretende adicionar futuramente mais ajustes, embora não tenha mencionado quais, para tornar essa experiência ainda melhor.

Continua após a publicidade

Quando chega o novo Skype?

Quem já usa o Skype desde o passado, poderá utilizar a mesma conta para fazer login e manter os contatos. Por enquanto, a Microsoft não revelou uma data de lançamento oficial do Skype. Quem é inscrito no programa de testes do software, o Skype Insiders, deve receber o app revitalizado para experimentar antecipadamente.

Para quem achou que o programa tinha sido enterrado após o sucesso do Teams, como este redator, a Microsoft já deu o errado: o Skype está melhor do que nunca. Resta saber se as promessas vão se cumprir e, principalmente, se o usuário estará disposto a voltar para o saudoso programa de ligações por VoIP.