Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Site da Google Play Store vai ganhar novo visual; veja como vai ficar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Novembro de 2021 às 16h36

Link copiado!

Ivo/ Canaltech
Ivo/ Canaltech

A Play Store para a web pode passar por mais uma renovação visual para entregar uma experiência aprimorada ao usuário de algumas regiões específicas do planeta. Segundo o site Android Police, a loja virtual de aplicativos está com uma cara diferente na Coreia do Sul e em Taiwan e varia conforme a conta do usuário.

As alterações são facilmente notadas por qualquer usuário, a começar pela barra lateral de menus, que passaria para o topo da tela, como ocorre na maioria dos sites da web. O menu expansível seria substituído por pequenas tags que funcionariam como filtros para exibir o conteúdo desejado com mais precisão. O conjunto de opções de pagamento, gift card e outros foram excluídos da interface e devem ter um espaço próprio no menu de configurações.

Continua após a publicidade

O plano de fundo cinza sairia de cena para dar lugar ao visual branco, mais limpo e sem tantas caixas delimitadoras, como é hoje. Essa simplificação visual se expande para o botão de instalação e demais elementos da tela para transparecer uma sensação de mais leveza.

Os ícones e descrições dos aplicativos ficaram mais parecidos com o visual nos celulares, menores e com cantos arredondados. Ao clicar em um deles, a nova tela explicativa mantém a estrutura atual, com quatro capturas de tela, mas com um cabeçalho totalmente renovado. A fonte do nome do app, por exemplo, está maior, em negrito e com muito mais destaque, o que também ocorre com as avaliações (estrelas) e a quantidade de downloads — que deixa de ser localizada no pé da página para ser exibida logo no começo.

Melhorias funcionais na Play Store

Continua após a publicidade

Mas não é apenas o visual alterado o destaque, pois há pequenas novidades em termos de funcionalidades que tornam o design mais atraente. A galeria de mídias com as capturas de tela agora terão uma barra de rolagem para que a pessoa possa ver tudo sem precisar segurar o botão do mouse, formato que só funciona bem na tela de toque.

Os filtros de apps e jogos devem trazer uma agilidade ótimas para quem executar a loja em tablets, TVs, Chromebooks, Wear OS e onde mais ela for liberada. Isso porque ela foi pensada para o toque, mas se adapta excepcionalmente bem ao clique.

Esse conjunto de mudanças ainda não tem data para chegar e provavelmente será testado em alguns mercados antes da liberação mundial. A aposta do Google se mostra acertada, no exato momento do lançamento do novo Android, cujo enfoque é um novo padrão visual introduzido pelo Material You.

Continua após a publicidade

A mudança da Play Store não é exatamente uma novidade, tendo em vista que a loja já sofreu várias melhorias para acompanhar a evolução do Android. Nos últimos anos, ela manteve um estilo colorido bem parecido com a identidade visual do Google antiga, o que deve mudar a partir de agora.

Fonte: Android Police