Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema do Google rival do WhatsApp, RCS é lançado globalmente

Por| 20 de Novembro de 2020 às 15h30

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Após quase três anos de testes, o Google finalmente disponibilizou globalmente o serviço de mensagens RCS para o sistema Android. O padrão é uma das propostas para substituir o SMS, oferecendo recursos semelhantes ao de apps como WhatsApp e Telegram.

O serviço já estava disponível no Brasil para as principais operadoras nacionais, além de alguns outros países. O RCS não desconta da franquia de dados do usuário, e depende da liberação do recurso por parte das operadoras.

Para usar o recurso, é preciso ter o aplicativo Mensagens (Android) instalado no celular, app que também é compatível com o SMS tradicional, além do padrão MMS (para multimídia).

Continua após a publicidade

Tipo o “Zap”

O RCS (Rich Communication Services) é apresentado como uma evolução do SMS, oferecendo recursos de multimídia como envio de fotos e vídeos em alta qualidade, reações, conversas em grupo e, claro, emojis.

O protocolo é semelhante a aplicativos como o WhatsApp e Facebook Messenger. Assim como os rivais, o RCS já chega com criptografia de ponta a ponta, dificultando o acesso ao conteúdo por operadoras, curiosos e até mesmo o Google.

Com o app Mensagens, o Google dá sua última cartada em sua incessante busca por emplacar um aplicativo de comunicação. Após tentar (e desistir) com o Talk e Hangouts — inclusive forçando o último como app padrão para SMS —, a gigante parece ter se acalmado em torno da bagunçada estratégia com Meet e Duo (videoconferência), Chat (Slack), Voice e Telefone Hangouts (chamadas de voz).

Continua após a publicidade

Mais uma coisa...

Mesmo com o apoio das principais operadoras e até acordos com fabricantes de celulares. As chances do RCS emplacar têm um grande porém: a Apple parece não ter interesse algum na iniciativa. A imprensa norte-americana vê no RCS uma estratégia não para encarar o WhatsApp, mas para rivalizar com o iMessages (sucesso nos EUA). Já existe uma solução RCS para iOS, mas ela é oferecida apenas para uso corporativo, o RBM (RCS Business Messaging).

Com a popularidade do WhatsApp, será que o RCS tem alguma chance? Deixe sua opinião no campo de comentários abaixo.

Fonte: Google