Publicidade

Signal agora tem Stories igual ao WhatsApp

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Novembro de 2022 às 19h06

Link copiado!

Divulgação/Signal
Divulgação/Signal

O aplicativo de mensagens Signal agora tem seus próprios Stories. Usuários do mensageiro podem compartilhar fotos, vídeos e texto em publicações que somem após 24 horas, de forma bem semelhante ao que existe nos apps da Meta (WhatsApp, Facebook e Instagram). A função é distribuída para todos os usuários na atualização 6.0 do app.

A funcionalidade foi anunciada no mês passado no fórum oficial do Signal. Primeiro, foram testadores do app que experimentaram as publicações temporárias.

Continua após a publicidade

Assim como no WhatsApp, usuários do Signal podem definir quem pode visualizar os Stories publicados. Dá para limitar a visibilidade dos posts a contatos ou grupos específicos, bem como criar uma lista de exceções, escolhendo exatamente quais pessoas não podem visualizá-los.

Todas as publicações de stories do Signal são criptografadas ponta-a-ponta, ou seja, somente você e os usuários permitidos podem conferi-lo. Assim, são minimizadas as chances do conteúdo ser interceptado por indivíduos mal-intencionados ou pelo próprio Signal.

Stories no Signal para quê?

Para um aplicativo tão focado em integridade e privacidade, a adição de Stories chama a atenção pela superficialidade — a função não agrega em nada na proposta inicial do app, além de torná-lo mais parecido com a concorrência.

Continua após a publicidade

Esclarecendo esse ponto, a presidente da Signal Foundation Meredith Whittaker disse que a ideia é tornar o app mais próximo do Instagram e do Facebook, numa tentativa de atrair mais usuários. “O Signal não quer ser relegado ao canto empoeirado dos experimentos que são teoricamente seguros e privados, mas também falham em seu propósito no mundo real porque ninguém pode ou irá usá-los”, pontuou durante o Web Summit de 2022 realizado em Lisboa.

Mercado de gigantes

A disputa no mercado de mensageiros é ferrenha, especialmente com plataformas gigantes como WhatsApp e Telegram na concorrência. No Brasil, embora o Signal tenha conquistado espaço, o mensageiro da Meta é, de longe, o principal aplicativo de mensagens instantâneas.

Continua após a publicidade

Introduzir mais funções “sociais” ao Signal, embora não incrementem o potencial de privacidade do app, pode torná-lo mais interessante para novos usuários — afinal, praticamente ninguém quer usar um aplicativo de mensagens defasado. Os novos Stories chegam para incrementar outras funcionalidades divertidas, tais como os Stickers que estrearam em 2019.