Publicidade

Serviço de transferência rápida exclusivo do Linux ganha versão para o Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Maio de 2021 às 16h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O gerenciador de arquivos inteligente Warpinator, originalmente lançado para Linux Mint e que já conta com versões para outras distribuições, ganhou um port não oficial para o Android. Um app da equipe Slowscript leva a ferramenta para o celular com direito a transferência de arquivos entre o celular e desktop Linux sem dificuldade, tudo adaptado para as telinhas pequenas e o sistema do Google.

A ideia do Warpinator é proporcionar facilidade semelhante ao de ecossistemas de presença mais ampla, como a comunicação entre o Windows e o Android. Com o gerenciador de arquivos de código aberto dá para transferir arquivos do celular para o computador sem precisar de um pendrive ou remover o cartão de memória.

Na prática, ele é bem parecido com o Nearby Share, do Google, só que adaptado para o Linux Mint. A transferência de arquivos se apoia na conexão Wi-Fi (mesmo sem acesso a internet) para compartilhar os arquivos e é possível se ambos os dispositivos estiverem conectados a mesma rede doméstica.

Continua após a publicidade

Warpinator é uma solução aberta para o Linux, mas os desenvolvedores do Mint tinham somente esse sistema operacional em mente. “Quando criamos o Warpinator, resolvemos uma necessidade que tínhamos no Mint e disponibilizamos o software para todas as distribuições Linux”, escreveram os criadores do serviço em seu blog oficial.

“Apesar de não termos investido na compatibilidade com outros sistemas (incluindo Android), gostaríamos de usar tecnologias simples e abertas para tornar esse port possível pelas mãos de outros desenvolvedores”, comentam os desenvolvedores.

A ampliação para o Android não tem relação com o Warpinator original do Mint. É bom ter isso em mente antes de baixar atualizações assim que estiverem disponíveis — seja no smartphone ou no PC.

Continua após a publicidade

Para que funcione, o Warpinator precisa estar instalado no celular e no computador com Linux. No desktop, o download pode ser feito no Flathub, enquanto o app para celular pode ser baixado direto da Play Store.

Fonte: OMG Ubuntu, Linux Mint