Publicidade

Samsung Cloud só tem mais 1 mês de vida: já fez o seu backup?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Agosto de 2021 às 16h15

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung pretende encerrar o seu serviço de armazenamento em nuvem, o Samsung Cloud, no dia 30 de setembro de 2021, por isso enviou um e-mail nesta segunda-feira (30) para lembrar aos usuários da data-limite. Após esse prazo, o sistema de download será removido e todos os dados de mídias (fotos, áudios e vídeos) serão excluídos.

Se você ainda não fez um backup dos seus dados, é bom correr antes que mais recursos sejam excluídos da plataforma. Ao deixar para a última hora, a nuvem da empresa sul-coreana pode congestionar, o que impediria o armazenamento seguro dos seus dados no seu computador ou em outro serviço similar.

Continua após a publicidade

No e-mail de hoje, a gigante da tecnologia lembra as informações listadas em seu site oficial e elenca um cronograma que revela quais recursos foram descontinuados no último ano. No começo de agosto, a sincronização da Galeria e o armazenamento do Drive deixaram de ser compatíveis. Também foram extintos o serviço de migração direta de arquivos da nuvem da Samsung para o OneDrive, serviço da Microsoft, além do cancelamento e ressarcimento de usuários do plano premium.

O prazo de encerramento final pode variar conforme o usuário: 30 de setembro para o Grupo 1 e 30 de novembro para o Grupo 2. Aparentemente, não há lógica de país ou região que se enquadre no serviço, por isso as pessoas de locais diferentes podem estar no mesmo grupo — dá para fazer uma consulta direto no site da Samsung Cloud.

Como baixar os dados do Samsung Cloud?

Com o fim de vários recursos, os proprietários de perfis no serviço só podem baixar os dados localmente para um computador ou celular. Quem tem um aparelho da linha Galaxy conseguirá fazer esse processo apenas ao selecionar o menu Configurações > Contas e backup e buscar pelo serviço Samsung Cloud. Nesse local, haverá um botão com a opção "Fazer Backup de Dados" e um menu no qual poderá escolher itens serão copiados.

Continua após a publicidade

Quem não quiser ocupar a memória do telefone, pode fazer esse procedimento por um notebook ou desktop com espaço no HD. É só selecionar os dados desejados e o serviço vai se encarregar de entregar um arquivo com tudo reunido.

Outra alternativa é fazer a sincronização dos dados do app Galeria direto para o OneDrive pelo próprio celular. É só abrir o programa, clicar no menu de três traços para abrir as configurações e depois preencher com os dados da sua conta da Microsoft — isso fará com que seja criada uma pasta com o nome Galeria Samsung.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o Samsung Cloud ainda continuará com o armazenamento de contatos, calendários, documentos e notas, mas isso passará a ocupar bem menos espaço do que vídeos e fotos. A ideia é que essas informações mais sensíveis fiquem disponíveis na nuvem para futuras sincronizações, mas as mídias sejam alocadas em serviços criados especificamente para tal finalidade.

Se você tem fotos, vídeos ou documentos importantes armazenados no Cloud, deve fazer a transferência o mais rápido possível. Caso seja usuário do serviço e não tenha recebido o e-mail, é bom checar no spam para saber certinho os planos de encerramento da Samsung.

Fonte: Android Headlines