Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Safari pode facilitar troca do modo claro para escuro em sites no iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2022 às 15h23

Link copiado!

Behance/Maximos Angelakis
Behance/Maximos Angelakis
Tudo sobre Apple

O navegador Safari pode receber suporte para uma espécie de modo de alternância de tema de exibição para sites. Conforme um código encontrado no WebKit, o mecanismo que alimenta o programa, seria possível controlar em qual dos estilos (claro ou escuro) a página será exibida, independentemente das configurações do seu iPhone ou iPad.

Pelo modelo atual, o navegador replica automaticamente o esquema de cores do dispositivo para todo o sistema, o que inclui aplicativos e sites. Porém, há páginas nas quais o modo escuro pode não funcionar tão bem quanto o claro (e vice-versa), assim a navegação é prejudicada.

Continua após a publicidade

Hoje é preciso ir até às configurações do tablet ou celular para mudar — e isto afeta todo o iOS. Se quiser retornar ao estado anterior, precisa desfazer a mudança trabalhosa novamente quando concluir o acesso.

Com a alternância, a pessoa poderá apenas clarear ou escurecer páginas em um toque de botão. Essa é uma adição interessante para quem tem preferência pelos tons pretos, que ajudam na economia de bateria dos dispositivos móveis, além de reduzir a fadiga ocular.

Bloqueador de janelas modais

Além disso, o Safari pode ganhar suporte a bloqueador de pop-ups modais (ou janela modal, se preferir) para sites específicos. Esse artifício usa alertas do sistema para disfarçar propagandas e induzir o usuário a tocá-las. Como não são janelas de pop-up tradicionais, o mecanismo de bloqueio do navegador não conseguia impedir a exibição.

Continua após a publicidade

Se a Apple realmente levar esse indício do código para a implantação oficial do Safari, certamente os usuários do programa ficariam bem mais seguros. Outro ajuste em análise pelos desenvolvedores seria uma nova API para gerenciar melhor os cookies. A ideia seria permitir que as pessoas analisem um a um cada arquivo desse, assim elas podem conceder ou deletar o acesso mais facilmente.

Como tudo listado acima foi apenas visualizado sob o capô do Safari, ainda não dá para saber se a Maçã os lançará oficialmente nem quanto isso ocorrerá. O que se sabe é que a WWDC, a conferência anual de desenvolvedores da Apple, está há apenas alguns meses de distância e a companhia provavelmente prepara algumas surpresas.

Fonte: 9to5Mac