Rival do Gmail, Proton lança app de e-mail para computador
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco | •

A Proton liberou o aplicativo do Proton Mail e Calendar para Windows e macOS aos assinantes nesta quinta-feira (14). Além de oferecer recursos nativos dos respectivos sistemas operacionais, o programa evita o uso do navegador para ler e-mails ou conferir eventos no calendário. A empresa que oferece serviços com criptografia de ponta a ponta também disponibilizou a versão Beta do programa para Linux, com instalação através de pacotes DEB (Ubuntu e Debian) e RPM (Fedora).
- 5 dicas para manter os e-mails corporativos mais seguros
- Melhores aplicativos de e-mail para Android e iPhone
Proton ganha app para Windows e macOS
A estreia do aplicativo oferece uma alternativa a quem acessava os serviços pelo navegador ou através do Proton Mail Bridge, um utilitário que conecta o provedor a clientes como Outlook, Thunderbird e Apple Mail.
Com a novidade, os usuários contam com um aplicativo que oferece uma experiência nativa, com direito à integração com o visual do sistema operacional para ativar o modo escuro automaticamente. Os principais destaques do Proton para PCs incluem:
- Ajuste ao tema (escuro ou claro) do sistema no macOS e no Windows;
- Notificações nativas do sistema operacional;
- Troca instantânea entre a função calendário e a função e-mail;
- Criptografia de ponta a ponta típica do Proton;
- Importar e-mails de Outlook e Gmail;
- Encaminhar e-mails do Gmail.
Por ora, apenas Windows e macOS têm acesso à versão estável do aplicativo. Além disso, é preciso ser assinante de algum plano pago do Proton Mail para utilizar o serviço. Felizmente, quem ainda não contratou o Mail Plus ou o Proton Unlimited consegue testar o aplicativo por 14 dias para ver se vale a pena ou não assinar o serviço.
App para Linux já está disponível na versão Beta
A Proton também deu a largada no desenvolvimento público do seu aplicativo para Linux. Assim como os demais, dá para acessar o e-mail, calendário e contatos pelo software sem precisar do navegador ou Bridge. Por outro lado, o app ainda está na versão Beta e pode trazer alguns bugs e outros problemas até a liberação das compilações estáveis.
Os desenvolvedores não deram um prazo para a estreia da versão final. Todavia, os usuários interessados já podem instalar o programa em distribuições com suporte a pacotes DEB ou RPM.
Tanto os apps para Windows e macOS quanto o programa para Linux já está disponíveis para download no site da Proton (proton.me). Cabe ressaltar que a empresa também oferece aplicativos próprios de todos os seus serviços para Android e iOS.