Resumo de IA chega ao Google Discover e muda sugestões de notícias no Chrome
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi | •

O Google iniciou testes de um resumo de notícias gerados por inteligência artificial no Discover, informou o portal 9to5Google nesta segunda-feira (14). A ferramenta sugere conteúdos personalizados para o usuário e é integrada ao Chrome.
- O que é o Google Discover e como funciona
- 300 comandos de voz do Google Assistente para você conhecer
O novo recurso busca trazer algo similar ao Visões Gerais de IA para o Google Discover no Android e iOS e, dessa forma, fornecer informações mais completas, com menção a todas as fontes utilizadas nas sugestões aos usuários.
Outro ponto de destaque é que os resumos de IA no Discover também facilitam a inclusão dos conteúdos aos favoritos no Chrome.
A novidade, no entanto, não tem previsão para ser liberada a todos.
Como os resumos de IA no Discover vão funcionar
Segundo o portal, em vez de um único logotipo e nome da publicação no canto superior do cartão acompanhando a informação, o resumo de IA no Discover exibirá diversas marcas de sites sobrepostos, indicando quantos conteúdos foram utilizados para gerar o resumo.
Junto a esses ícones, também será adicionada a opção “Ver mais”, que, ao ser selecionada, abrirá uma página com todos os artigos.
Comparado à versão atual do Discover, o novo resumo com inteligência artificial será composto por, no máximo, três linhas de conteúdo. Ao final do texto, haverá uma informação de rodapé indicando que o conteúdo é “Gerado com IA, o que pode conter erros”.
Na prática, a nova função poderá fornecer mais informações e contexto ao usuário durante o uso diário, além de facilitar o acesso a diversas fontes de conteúdo enquanto navega no Discover.
Leia mais:
- Como fazer uma pesquisa no Google Acadêmico
- O que é um navegador com IA e o que ele tem de diferente? Entenda
- O que garante o uso gratuito do ChatGPT, Gemini e demais IAs? 6 motivos
VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)
Fonte: 9to5Google