Deezer: 6 funções escondidas que você precisa conhecer

Por Matheus Bigogno Costa | 02 de Junho de 2020 às 14h45

Ao lado do Spotify, a Deezer é um dos serviços de streaming de música mais conhecidos do país. Com um plano gratuito e diversos planos pagos como o Premium, Familiar, Anual, HiFi e Estudante, os usuários podem usufruir de inúmeras funções como usar várias contas, ouvir músicas offline, pular quantas faixas quiser e muito mais.

No entanto, o app também possui diversos recursos escondidos que são capazes de melhorar a qualidade do áudio, usar comandos da Siri, editar a ordem das playlists que você criou, fazer upload de arquivos MP3 para ouvir no app, entre outros.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Confira neste tutorial uma série de recursos escondidos para que você possa aproveitar ainda mais o seu app da Deezer.

1. Deixe uma playlist na Deezer com a sua cara

A Deezer possui a opção de criar diversas playlists. E os usuários podem deixá-las com a sua cara, inserindo nome, descrição e até mesmo uma imagem de capa. Mas, caso haja necessidade de alterar alguns destes itens, o app permite que que os usuários editem as informações, inclusive a ordem das músicas.

Para fazer isto, basta apenas acessar a sua playlist e clicar no ícone de “Lápis”.

Acesse sua playlist da Deezer e clique no ícone de "Lápis" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Com o menu aberto, selecione “Editar informações” para alterar o nome, a imagem de capa e a descrição da playlist. Para mudar a ordem das músicas, clique em “Mudar ordem das faixas”.

Clique em "Editar informações" ou "Mudar ordem das faixas" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Clique no ícone de “Arrastar” no canto direito para ajustar a ordem das faixas.

Arraste as faixas para alterar a ordem (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Caso queira deletar as músicas, selecione-as e clique no ícone de “Lixeira” que aparecerá no canto superior direito.

Para apagar faixas, selecione-as e clique no ícone de "Lixeira" que aparecerá no canto superior direito (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Finalizando as edições, clique em “Ok” no canto superior direito.

2. Configure a qualidade e insira efeitos de áudio

Utilizar o app da Deezer fora do Wi-Fi pode fazer com que os usuários gastem muitos dados de seus planos. Por isso, a Deezer permite que os usuários escolham a qualidade do áudio para reduzir o uso de dados móveis.

Para realizar este controle, basta ir até o menu de “Configurações” na aba “Favoritos” e selecionar a opção “Configurações de áudio”.

No menu de "Configurações", clique em "Configurações de áudio" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Escolha entre “Compacto”, “Equilibrado”, “Superior” ou “Personalizado” dependendo da sua necessidade.

Escolha uma opção que for do seu interesse (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Na aba “Personalizado”, você pode alterar individualmente cada um dos padrões para que o app utilize qualidade alta ou baixa para streaming ou download na rede móvel ou no Wi-Fi.

Escolha a qualidade do áudio para quando o app está usando rede móvel ou Wi-Fi (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Ainda existem usuários com gostos e preferências musicais diferentes. Existem aqueles que gostam dos graves mais acentuados, dos agudos acentuados e aqueles que preferem um áudio mais balanceado.

A Deezer conta com um Equalizador que pode ser ativado na aba de “Configurações de áudio”.

Habiite a função "Ativar" e, em seguida, clique em "Equalizador" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Habilite os “Efeito de áudio” e escolha qual curva você quer que seja aplicada ao áudio das músicas que você ouve no app.

Habilite os efeitos de áudio e selecione uma das curvas disponíveis (Captura de tela: Matheus Bigogno)

3. Use a Siri para acessar as músicas da Deezer

Os usuários de dispositivos iOS podem utilizar a Siri para acessar diversos conteúdos na Deezer. Para ter acesso a este recurso, basta apenas ter ativado a Siri e ter o iOS 13 atualizado em seu dispositivo.

Com suporte para o português, os usuários podem pedir que a Siri abra o app da Deezer e toque a playlist “Flow”, as favoritas, uma música específica (caso sejam assinantes), um álbum em ordem aleatória, além de outros comandos.

4. Faça o upload de uma música em MP3 para ouvir no app

Se você ainda tem músicas em MP3 no seu PC ou celular e quer ouvi-los diretamente no app, você pode. A Deezer permite que os usuários façam o upload de músicas em MP3 diretamente no site do app.

Para fazer isso, você precisa acessar a versão de desktop da sua conta, ir até o menu de “Playlists” e selecionar “Meus MP3”.

Acesse sua conta da Deezer no PC ou celular e, no item "Mais" do menu superior, selecione "Meus MP3" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Nesta aba você poderá enviar e ouvir todos os MP3 que foram carregados.

Clique em "Enviar seus MP3" para poder ouvi-los no app (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Para ouvir as músicas no celular, basta apenas ir na aba “Playlists” e clicar em “Meus MP3”.

Na aba "Favoritos", acesse o menu de "Configurações" e clique em "Meus MP3" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

5. Evite downloads via rede móvel

Por mais que seja possível editar a qualidade do áudio para que seja utilizado menos dados móveis, ainda assim, este consumo pode ser alto. Por isso, o app da Deezer permite que os usuários desabilitem a função de fazer download de músicas utilizando rede móvel.

Para habilitar ou desabilitar esta função, acesse a aba de “Configurações”, clique em “Configurações de áudio” e role a aba até encontrar a opção “Download via rede móvel”.

Na aba "Configurações de áudio", desabilite a função "Download via rede móvel" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

6. Tenha controle do Smart Cache

A Deezer permite que seus usuários tenham um maior controle sobre a memória em cache do dispositivo. Isso significa que, com a ferramenta Smart Cache, os usuários podem controlar o tamanho do conteúdo que é armazenado temporariamente antes de ser executado.

Para entender melhor o Smart Cache, é preciso saber que o app armazena dois tipos de conteúdo: o que foi baixado por você e pode ser excluído, e o que você ainda vai ser executado. Assim como o YouTube, que carrega o vídeo antes da exibição, o app é capaz de carregar as próximas músicas para que não haja interrupção.

O Smart Cache permite o controle de quanto conteúdo a ser exibido vai ser baixado. Para ter controle deste item, basta ir na aba de “Configurações” do app e clicar em “Configurações do aplicativo”.

Acesse a aba de "Configurações" da Deezer e clique em "configurações do aplicativo" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Em seguida, role a página até o final e ajuste o slider do “Smart Cache”.

Ajuste o slider do Smart Cache caso queira alterar a quantidade de dados que serão carregados (Captura de tela: Matheus Bigogno)

É importante ressaltar que aumentar seu Smart Cache significa afetar a quantidade de memória necessária no seu dispositivo, além de poder fazer com que o app utilize mais dados móveis.

Agora você pode utilizar alguns destes recursos escondidos para aproveitar cada vez mais o app da Deezer e utilizar diversas destas funções em seu cotidiano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.