Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quase 90% dos brasileiros já fizeram videochamadas no celular; WhatsApp domina

Por| 19 de Junho de 2020 às 13h46

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

Se você já realizou uma videochamada, está em um grupo que abriga quase a totalidade da população do país que tem um telefone celular. De acordo com uma pesquisa feita pela internet com mais de 2.000 brasileiros, 88% dos usuários de smartphone já participou de uma conferência em video ao menos uma vez, sendo que 95% já usou o WhatsApp para este fim em algum momento.

A prática se tornou mais comum para 52% desses usuários desde o início do isolamento social, indicado em várias cidades do país desde meados de março. Para 39%, a frequência em que realizam chamadas em vídeo não mudou, enquanto 8% diz que reduziu. Nas classes A e B, 65% declarou ter aumentado a quantidade de videochamadas no período, número que fica em 48% dos brasileiros de classes C, D e E.

E o WhatsApp, aplicativo presente em 99% dos celulares do país, é disparado a opção mais experimentada por esses usuários para conversar por vídeo: 95% declarou já ter utilizado o mensageiro para essa tarefa ao menos uma vez. Os outros aplicativos mais usados são Messenger (30%), Skype (26%), Zoom (22%) e Hangouts (14%), além de Duo (10%), Teams (6%) e Webex (2%).

Continua após a publicidade

Quando a pergunta é qual mensageiro é mais usado para as videochamadas, novamente o WhatsApp aparece à frente, com uma fatia um pouco menor: 80%. Zoom, com 8%, e Hangouts, Messenger e Skype, todos com 3%, fecham o top 5.

A pesquisa foi realizada online entre os dias 6 e 13 de maio de 2020, organizada por Opinion Box e elaborada pelo site Mobile Time. Participou um total de 2.017 brasileiro com 16 aos ou mais com acesso à internet e smartphone e foi respeitado o recorte de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica da população. O estudo tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e 95% de grau de confiança.

Fonte: Panorama