Publicidade

Programa do IRPF 2022 apresenta problema e pode ser necessário baixá-lo de novo

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Usuários começaram a enfrentar dificuldades para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 de pessoa física (IRPF) pelos apps. A falha estaria relacionada a problemas técnicos nos programas que auxiliam o preenchimento da declaração e afeta principalmente quem tem imposto a pagar para a Receita.

Uma das dificuldades é a impossibilidade de emitir o Darf (Documento de Arrecadação Fiscal) com data de vencimento para 31 de maio. O aplicativo só permite a impressão do documento para pagamento em 29 de abril, embora a Receita tenha prorrogado o vencimento no início deste mês.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quem emitiu o Darf com data de 29 de abril, mas ainda não pagou, poderá aguardar a atualização do programa para solicitar uma nova guia. Segundo a Receita, não haverá incidência de multa nem juros para quem optar por postergar essa data.

A Receita Federal prometeu corrigir as falhas ainda nesta semana com o lançamento da versão 1.4 dos programas IRPF 2022 e GCCAP 2021, o que deve exigir um procedimento de atualização pelo usuário. Quem já tem o programa instalado na máquina deve receber uma atualização automática ao abrir o app novamente (desde que esteja conectado à internet).

Como atualizar o programa IRPF 2022?

Se não quiser esperar, é possível aplicar a atualização manualmente. É só acessar o menu "Ferramentas" e escolher a opção "Verificar Atualizações". Vale lembrar que não adianta fazer esse procedimento agora porque a correção ainda não está disponível.

A outra falha é que isso, porém, não se aplica à primeira versão do programa IRPF 2022 (1.0), liberada em 7 de março. Quem tem ela instalada precisará atualizar manualmente — todas as demais (1.1, 1.2 e 1.3) receberão o update automático. É só entrar no site da Receita e fazer o download da versão mais recente. Não apague o programa já existente porque isso fará com que você perca os dados já preenchidos.

Como saber a versão do IRPF 2022?

A versão do programa instalada no seu computador pode ser verificada no canto superior da tela, ao lado do nome do software utilizado. Caso esteja na versão 1.1 e 1.2, é possível que o programa peça para você migrar para a 1.3 e faça isso novamente quando a versão mais recente for lançada.

Continua após a publicidade

É comum que hajam atualizações para corrigir falhas encontradas pelos usuários no processo de preenchimento ou entrega da declaração. Há versões para Windows, MacOS, Linux ou multiplataforma e todas agilizam bastante o processo de registro e envio das informações para o "Leão".

Fonte: UOL