Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Premiere Pro ganha IA para remover ruído e melhorar áudio

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Janeiro de 2024 às 21h00

Link copiado!

Divulgação/Adobe
Divulgação/Adobe

A versão Beta do aplicativo Premiere Pro recebeu uma atualização que apresenta novos recursos com utilização de IAs para melhorar a qualidade de arquivos de áudio e facilitar a edição de diálogos e clipes sonoros.

O conjunto de novas ferramentas incluem ainda alças de atenuação visual, emblemas redesenhados para clipes e novas cores e design para as formas de ondas sonoras.

Para experimentar as novidades, é preciso instalar a versão de teste através do app Creative Cloud, pela seção “Aplicativos beta”. É possível ter simultaneamente no mesmo computador a versão estável e a Beta do Premiere Pro.

Continua após a publicidade

Recursos de áudio no Premiere Pro (Beta)

Ao todo, cinco novas funções de áudio são apresentadas na atualização da versão de teste do Premiere Pro da Adobe. São elas:

Alças de atenuação interativas

As alças de atenuação visual em clipes de áudio facilitam a definição de uma variedade de atenuações personalizadas. O recurso pode ser aplicado com marcações nas bordas dos clipes através de ações simples de clicar e arrastar.

IA para aprimorar fala

O Premiere Pro (Beta) ganhou uma IA para melhorar a qualidade de diálogos e remover ruídos. Chamado de “Aprimorar fala”, o recurso já estava disponível para um número limitado de testadores e será liberado nas próximas semanas para todos os clientes Adobe.

Marcação e emblemas de áudio com tecnologia de IA

Continua após a publicidade

Outra ferramenta com utilização de IA é a marcação de categoria de áudio que consegue reconhecer automaticamente se os clipes são diálogos, música, som ambiente ou efeitos sonoros. A identificação com emblemas interativos facilita a organização dos arquivos e permite o acesso às ferramentas mais relevantes para cada tipo de áudio.

Emblemas de clipe redesenhados

Clipes que apresentam efeitos ganham também emblemas redesenhados que facilitam identificar os materiais, adicionar novos efeitos e abrir automaticamente os parâmetros do efeito que você deseja ajustar com um único clique.

Continua após a publicidade

Novas cores de clipe e design da forma de onda

Por fim, os clipes de áudio foram remodelados com um novo design das formas de ondas, redimensionadas de forma inteligente de acordo com a altura da faixa em novas cores — o que facilita o controle sobre a continuidade sonora dos clipes.

Todas essas ferramentas já estão disponíveis no Premiere Pro (Beta) e prometem deixar o processo de edição de áudio mais prático e com resultados profissionais. Veja também o guia prático para editar vídeos elaborado pelo Canaltech.