Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Posso trabalhar na Uber com CNH provisória?

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 29 de Julho de 2022 às 07h00

Link copiado!

Uber
Uber
Tudo sobre Uber

Se você é motorista por aplicativo ou pretende se tornar, possivelmente já se perguntou se há como trabalhar na Uber com CNH provisória, também conhecida como Permissão Para Dirigir (PPD). Em sua página de informações, o app detalha os requisitos para ser um motorista parceiro e, entre elas, exigências quanto ao documento.

A PPD é aceita em todo país e, desde que o indivíduo tenha esse documento em mãos, ele não terá problemas ao conduzir carros particulares. Afinal de contas, para obter o documento, foi necessário passar por todo o procedimento que verifica e constata sua aptidão para dirigir.

Apesar disso, a Uber é categórica ao afirmar que não aceita motoristas parceiros que possuam CNH provisória. Para trabalhar no aplicativo, é preciso portar o documento permanente, adquirido um ano após a emissão da habilitação temporária.

Continua após a publicidade

Para conseguir a versão definitiva, o condutor deve ser cuidados. A lei permite que ele cometa apenas uma infração média e, caso tenha infrações graves ou gravíssimas, ele perderá o seu documento. Como consequência, será preciso realizar todo o processo novamente, que vai desde assistir as aulas da autoescola a fazer os exames exigidos.

A regra imposta pela Uber, vale destacar, é comum entre aplicativos de transporte. No Reclame Aqui, é possível encontrar inúmeras queixas de motoristas que desejam trabalhar com a 99, mas não são aceitos por terem somente PPD. E, ainda que pareça burocrático, esse é apenas um dos requisitos impostos pelos apps.

Infelizmente, ter o documento permanente não é suficiente para ser aceito na plataforma. A Uber ainda exige que o documento acompanhe a observação "Exerce atividade remunerada” (EAR), que indica que o motorista é remunerado pela atividade. Para obtê-la, o condutor deve abrir uma solicitação no DETRAN, pagar as taxas solicitadas e fazer os exames necessários.