Por que o Meu INSS está fora do ar? Entenda a instabilidade do app e do site
Por Bruno De Blasi | •

O Meu INSS passa por uma instabilidade que impede acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A falha ocorre devido a um volume de acessos acima do normal, que sobrecarregou a plataforma nos últimos dias.
- Meu INSS fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta terça (20)
- Como verificar se um app ou site caiu? Conheça 6 truques
Ao Canaltech, a Dataprev, responsável pelo suporte ao Meu INSS, informou que “está monitorando o desempenho do sistema e atua para estabilizar o acesso à plataforma”. Por outro lado, não há previsão para a normalização dos serviços.
"Medidas de mitigação, como a redistribuição do tráfego, garantiram a emissão de mais de 864 mil extratos de benefícios na segunda-feira (19) e de mais de 1 milhão nesta terça-feira (20). Dados parciais desta quarta-feira (21) apontam que mais de 310 mil usuários conseguiram realizar o serviço. A empresa segue monitorando o desempenho do sistema e atua para estabilizar o acesso à plataforma", afirmou a estatal em nota à reportagem nesta quarta-feira (21).
Cabe ressaltar que esta falha não tem relação técnica com a manutenção marcada para o fim de janeiro, que deixará o Meu INSS fora do ar por alguns dias na última semana do mês, ainda que o anúncio da programação tenha elevado o número de acesso à plataforma.
A seguir, confira:
- O que aconteceu com o Meu INSS?
- Por que o Meu INSS está fora do ar?
- O que explica o aumento de acessos?
- Não consigo acessar os serviços do INSS. E agora?
O que aconteceu com o Meu INSS?
Brasileiros passam por uma série de dificuldades para acessar a plataforma do INSS tanto pelos aplicativos para Android e iOS quanto pela versão web, nos computadores, de acordo com relatos publicados em redes sociais.
As queixas começaram a ser compartilhadas na segunda-feira (19) e continuam nesta quarta, conforme apurou o Canaltech.
Por que o Meu INSS está fora do ar?
A Dataprev explicou que a plataforma registra um aumento expressivo na média de acessos diários nos últimos dias. Neste caso, a média é de 3,5 milhões de visitantes por dia. Contudo, só na segunda, foi registrada uma alta de mais de 200% na segunda, atingindo a marca de 10,6 milhões de acessos.
O número foi ainda maior na terça, com crescimento de quase 210%. Até as 13h desta quarta-feira, a plataforma chegou a 5,9 milhões de visitas.
Como reflexo, o tempo de resposta do sistema foi impactado após a demanda acima do previsto.
O que explica o aumento de acessos?
Há três fatores que explicam o crescimento da busca por serviços que envolvem o Meu INSS, de acordo com a estatal:
- Atualização da margem para empréstimos consignados em decorrência do aumento o salário-mínimo;
- Maior fluxo de desbloqueio de empréstimos após a virada da folha de pagamento, procedimento que agora depende do cadastramento de biometria;
- Divulgação da indisponibilidade programada dos sistemas do INSS entre 28 e 30 de janeiro de 2026 para manutenção.
Ainda no comunicado, a empresa pontua que a manutenção será realizada para implementar melhorias que “integram uma etapa essencial do processo de modernização dos sistemas previdenciários”. Entre elas, migrar dados para uma plataforma mais atual a fim de ampliar a capacidade das soluções.
“A manutenção programada é uma das medidas tomadas pela Dataprev para viabilizar implementação mais ágil de novas funcionalidades, com ganhos adicionais de segurança e estabilidade operacional”, diz a Dataprev.
Não consigo acessar os serviços do INSS. E agora?
Caso não tenha acesso ao Meu INSS e precise resolver alguma questão com urgência, tente entrar em contato com o INSS através do telefone 135.
O canal fica disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h, no horário de Brasília. A ligação é gratuita.
Leia mais: