Publicidade

Por que 'Nano Banana'? Google explica nome da IA para gerar imagens

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Viviane França/Canaltech
Viviane França/Canaltech

O Google finalmente revelou a história por trás do nome “Nano Banana”, usado para identificar sua ferramenta de criação de imagens com IA. O apelido, que conquistou a internet, não veio de uma estratégia de marketing, e sim de um improviso feito de madrugada por uma funcionária da empresa.

Durante o podcast Made by Google, o líder de produto do Gemini, David Sharon, contou que a ideia surgiu como um simples rótulo temporário.

Por volta das 2h30 da manhã, uma gerente de produto chamada Nina precisava enviar o modelo Gemini 2.5 Flash Image a um site de benchmark sem revelar o rótulo oficial. Nesse momento, ela apenas digitou “Nano Banana”, e assim nasceu o "apelido" do modelo de IA.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O modelo teve um ótimo desempenho nos testes e logo chamou atenção nas redes sociais, principalmente no X. A brincadeira se espalhou rapidamente, e o Google acabou adotando o apelido dentro da empresa.

Desde então, o ícone de banana passou a aparecer no app Gemini para indicar onde a tecnologia é usada.

O que é Nano Banana?

O “Nano Banana” é a tecnologia de geração e edição de imagens do Google integrada ao Gemini. Oficialmente chamada de Gemini 2.5 Flash Image, o modelo de IA permite criar imagens a partir de descrições em texto, combinar diferentes fotos e fazer ajustes avançados com alto realismo. Seu uso é gratuito e está disponível em todos os planos do Gemini.

Como usar o Nano Banana?

Para usar o Nano Banana, siga os passos abaixo:

  1. Abra o Gemini;
  2. No ícone de ferramentas, selecione “Crie imagens”;
  3. Envie um prompt;
  4. Aguarde o Gemini gerar a imagem com a tecnologia Nano Banana.
Continua após a publicidade

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)