Publicidade

Por que a ligação do WhatsApp está caindo? 3 hipóteses

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Unsplash/Dima Solomin
Unsplash/Dima Solomin
Tudo sobre WhatsApp

Talvez você já tenha passado pelo incômodo de estar no meio de uma chamada do WhatsApp e ela cair, aparentemente do nada. Existem algumas hipóteses que indicam a causa do problema em ligações do mensageiro.

Confira abaixo quais são elas e o que pode ser feito para tentar voltar a conversar tranquilamente pela função de ligações do WhatsApp.

1. Confira a conexão a internet

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O problema mais comum que causa a queda na ligação é a conexão com a internet. Verifique o status de conexão em seu roteador, ou o sinal dos dados móveis do seu celular para confirmar que está tudo funcionando corretamente.

Caso não consiga efetuar ligações, ou as chamadas sigam caindo, é importante verificar as configurações de segurança de seu roteador. Para isso, o ideal é entrar em contato com o provedor de internet para obter ajuda especializada.

2. Recursos do celular podem atrapalhar a ligação

Nem sempre o problema é externo. Mesmo que raro, alguma configuração ou função do celular pode impedir o funcionamento correto da ligação, como a conexão Bluetooth, que ao estar ativado pode fazer com que a ligação do WhatsApp caía.

Outro recurso que você deve evitar durante ligações é economia de bateria. A função é ótima quando os aparelhos estão com carga baixa, mas atrapalha as chamadas de voz, portanto, saber como funciona e como usar tal opção é importante para evitar ligações caindo no WhatsApp.

3. Aplicativos utilizando o Microfone

Aplicativos que usam o microfone, funcionando em segundo plano, podem causar problemas no WhatsApp, impedindo que a ligação seja executada ou que a outra pessoa na ligação escute sua voz. Para verificar quais aplicativos usam o microfone, siga os passos abaixo.

Android

Continua após a publicidade
  1. Acesse o aplicativo de configurações do celular;
  2. Busque, utilizando a barra de pesquisa, por “Permissões”;
  3. Toque em “Gerenciar permissões” ou "Gestão de permissões", dependendo do modelo do aparelho;
  4. Escolha “Microfone” para ver quais aparelhos utilizam a função.

iPhone

  1. Toque em “Ajustes” e entre em “Privacidade e Segurança”;
  2. Acesse “Microfone” e verifique quais aplicativos possuem acesso a ele.
Continua após a publicidade

Por fim, reiniciar o aparelho é uma solução prática que costuma funcionar, pois encerra todos os aplicativos que utilizam o microfone.