Por que a ligação do WhatsApp está caindo? 3 hipóteses
Por Rodrigo Folter • Editado por Douglas Ciriaco |
Talvez você já tenha passado pelo incômodo de estar no meio de uma chamada do WhatsApp e ela cair, aparentemente do nada. Existem algumas hipóteses que indicam a causa do problema em ligações do mensageiro.
- Não consegue receber notificações do WhatsApp? Saiba como corrigir
- Como sair de um grupo de WhatsApp silenciosamente sem ninguém ver
Confira abaixo quais são elas e o que pode ser feito para tentar voltar a conversar tranquilamente pela função de ligações do WhatsApp.
1. Confira a conexão a internet
O problema mais comum que causa a queda na ligação é a conexão com a internet. Verifique o status de conexão em seu roteador, ou o sinal dos dados móveis do seu celular para confirmar que está tudo funcionando corretamente.
Caso não consiga efetuar ligações, ou as chamadas sigam caindo, é importante verificar as configurações de segurança de seu roteador. Para isso, o ideal é entrar em contato com o provedor de internet para obter ajuda especializada.
2. Recursos do celular podem atrapalhar a ligação
Nem sempre o problema é externo. Mesmo que raro, alguma configuração ou função do celular pode impedir o funcionamento correto da ligação, como a conexão Bluetooth, que ao estar ativado pode fazer com que a ligação do WhatsApp caía.
Outro recurso que você deve evitar durante ligações é economia de bateria. A função é ótima quando os aparelhos estão com carga baixa, mas atrapalha as chamadas de voz, portanto, saber como funciona e como usar tal opção é importante para evitar ligações caindo no WhatsApp.
3. Aplicativos utilizando o Microfone
Aplicativos que usam o microfone, funcionando em segundo plano, podem causar problemas no WhatsApp, impedindo que a ligação seja executada ou que a outra pessoa na ligação escute sua voz. Para verificar quais aplicativos usam o microfone, siga os passos abaixo.
Android
- Acesse o aplicativo de configurações do celular;
- Busque, utilizando a barra de pesquisa, por “Permissões”;
- Toque em “Gerenciar permissões” ou "Gestão de permissões", dependendo do modelo do aparelho;
- Escolha “Microfone” para ver quais aparelhos utilizam a função.
iPhone
- Toque em “Ajustes” e entre em “Privacidade e Segurança”;
- Acesse “Microfone” e verifique quais aplicativos possuem acesso a ele.
Por fim, reiniciar o aparelho é uma solução prática que costuma funcionar, pois encerra todos os aplicativos que utilizam o microfone.