Publicidade

Podcasts de ruído branco não serão monetizados pelo Spotify, diz site

Por  |  • 

Compartilhe:
Filip/Unsplash. Montagem: Canaltech
Filip/Unsplash. Montagem: Canaltech
Tudo sobre Spotify

Se você é dono de um podcast relaxante de ruído branco, saiba que seu conteúdo possivelmente não será mais elegível para o sistema de monetização do Spotify. A partir de 1° de outubro de 2023, esse tipo de conteúdo não participará mais do programa Anúncios de Embaixador do serviço sueco de streaming, revela o Bloomberg.

Segundo a publicação, alguns criadores desse tipo de conteúdo chegavam a faturar US$ 18 mil por mês, algo próximo de R$ 90 mil em conversão direta pela cotação de hoje. A maior parte dessa quantia viria exatamente do valor pago pelo Spotify a criadores que liberam espaço em seus conteúdos para anúncios da plataforma de streaming. Por ano, o Spotify chegaria a desembolsar US$ 38 milhões apenas para repassar valores a podcasters desse setor.

O que é ruído branco?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ruído branco é o nome dado à categoria que consiste em barulhos relaxantes e contínuos, como chuva caindo, o ambiente de uma de uma cafeteria ou uma cachoeira, e que muita gente escuta para se concentrar ou pegar no sono.

Na prática, eles não são podcasts num sentido convencional, com pessoas contando uma história, sendo entrevistadas ou batendo um papo. E é justamente por isso que o Spotify estaria fechado a torneira: quem consome esse tipo de conteúdo o faz para se concentrar em outra coisa e costuma não prestar atenção nos anúncios.

A mais recente medida do Spotify significa que a plataforma deixou de ser um espaço atrativo para esse tipo de conteúdo? Não, afinal eles ainda seguem com a possibilidade de conquistar publicidade por meios próprios. Contudo, não podem mais participar da partilha do bolo de dinheiro que o Spotify arrecada com anúncios veiculados em sua plataforma.

Novas regras

Além de banir os criadores de podcast de ruído branco, o Spotify teria ajustado as regras gerais para elegibilidade do Anúncios do Embaixador: agora, é preciso ter pelo menos 1 mil ouvintes únicos por mais de 60 dias seguidos para participar.

Vale lembrar que, recentemente, o Spotify anunicou um reajuste de preços (inclusive no Brasil). Se você é um entusiasta da plataforma, aproveite para conferir como era o visual antigo do site enquanto escuta um bom podcast white noise.