Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Play Store teve 19 bilhões de downloads a mais que a loja da Apple em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Maio de 2022 às 17h48

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

A Google Play Store registrou um aumento no total de aplicativos baixados durante o primeiro trimestre de 2022, tendo o TikTok como o número 1 no pódio. Segundo dados da SensorTower, foram mais de 28,3 bilhões de downloads, um modesto crescimento quando comparado ao mesmo período do ano anterior, quando registrou 28 bi.

O número de softwares baixados no Android foi bem superior ao iPhone/iPad, com a App Store apresentando apenas 8,6 bilhões no trimestre — 19,7 bilhões a menos que a rival. Mas, como era de se esperar, a liderança, quando ambas são somadas, segue com o TikTok: 3,5 bilhões de downloads, seguido por Instagram, Facebook e WhatsApp, respectivamente. Na quinta posição ficou o Telegram, que cresce a cada levantamento feito, com ainda mais destaque no Android.

Continua após a publicidade

Curiosamente, se for considerado apenas os dados mundiais, Insta e Face ocupam no topo dos downloads no Android. O TikTok parece ser mais popular na Maçã do que no Google, onde fica apenas na terceira posição dos usuários fora dos Estados Unidos. Já quando o assunto são as transferências feitas nos EUA, aí a rede social chinesa segue na frente com ampla vantagem.

Google perde a liderança

Por falar no Google, a gigante das buscas perdeu seu posto como principal publisher de apps na Play Store e na App Store pela primeira vez desde 2020. A pesquisa da Sensor Tower consolida a Meta como a maior empresa de softwares para celulares, com mais downloads somados do que os apps do Google — embora a vantagem seja "apenas" de quatro milhões.

Os jogos para celular ainda são a principal categoria de transferências de arquivos, com um crescimento de 2,1% na loja do Android e cerca de 12 bilhões no primeiro trimestre do ano. Garena Free Fire, Subway Surfers e Merge Master são os campeões de bilheteria, com forte apelo jovem e foco na gratuidade.

Continua após a publicidade

Fonte: Sensor Tower