Play Store teve 19 bilhões de downloads a mais que a loja da Apple em 2022
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Maio de 2022 às 17h48
A Google Play Store registrou um aumento no total de aplicativos baixados durante o primeiro trimestre de 2022, tendo o TikTok como o número 1 no pódio. Segundo dados da SensorTower, foram mais de 28,3 bilhões de downloads, um modesto crescimento quando comparado ao mesmo período do ano anterior, quando registrou 28 bi.
- Aplicativo mais baixado em 2022 alcança marca de 3,5 bilhões de downloads
- App Annie revela os apps mais baixados de 2021, e o campeão não surpreende
O número de softwares baixados no Android foi bem superior ao iPhone/iPad, com a App Store apresentando apenas 8,6 bilhões no trimestre — 19,7 bilhões a menos que a rival. Mas, como era de se esperar, a liderança, quando ambas são somadas, segue com o TikTok: 3,5 bilhões de downloads, seguido por Instagram, Facebook e WhatsApp, respectivamente. Na quinta posição ficou o Telegram, que cresce a cada levantamento feito, com ainda mais destaque no Android.
Curiosamente, se for considerado apenas os dados mundiais, Insta e Face ocupam no topo dos downloads no Android. O TikTok parece ser mais popular na Maçã do que no Google, onde fica apenas na terceira posição dos usuários fora dos Estados Unidos. Já quando o assunto são as transferências feitas nos EUA, aí a rede social chinesa segue na frente com ampla vantagem.
Google perde a liderança
Por falar no Google, a gigante das buscas perdeu seu posto como principal publisher de apps na Play Store e na App Store pela primeira vez desde 2020. A pesquisa da Sensor Tower consolida a Meta como a maior empresa de softwares para celulares, com mais downloads somados do que os apps do Google — embora a vantagem seja "apenas" de quatro milhões.
Os jogos para celular ainda são a principal categoria de transferências de arquivos, com um crescimento de 2,1% na loja do Android e cerca de 12 bilhões no primeiro trimestre do ano. Garena Free Fire, Subway Surfers e Merge Master são os campeões de bilheteria, com forte apelo jovem e foco na gratuidade.
Fonte: Sensor Tower