Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Play Store testa recurso para compartilhar apps sem usar a internet

Por| 11 de Setembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Felipe Junqueira/Canaltech
Felipe Junqueira/Canaltech

O site 9to5Google revelou novidades em desenvolvimento na loja de aplicativos do Android. A primeira delas envolve uma reforma na lista “Meus apps e jogos”, com novos recursos e mais opções de gerenciamento. A segunda é um modo que permite compartilhar aplicativos com pessoas próximas, que dispensa a transferência do app pela internet.

Tapa no visual

As mudanças na Play Store foram descobertas pelo site ao descompilar o arquivo da loja de apps. A equipe da publicação ativou opções escondidas, liberando algumas das alterações a seguir — caso da nova organização da tela de aplicativos da conta.

Continua após a publicidade

No lugar da atual página “Meus apps e jogos”, o novo layout da Play Store utiliza a tela “Gerencie apps e dispositivo”, que concentra as diferentes abas da seção antiga dentro de uma só, chamada “Manage” (Gerenciar).

A página inclui ainda a aba “Overview” (Visão Geral), que lista basicamente quantas atualizações de aplicativos e jogos estão disponíveis — sem mostrar quais —, o espaço de armazenamento utilizado no aparelho e um atalho para as avaliações dadas na Play Store.

Na aba de aplicativos que concentra todas as atuais opções — Atualizações, Instalados, Biblioteca e Beta —, boa parte desses recursos podem ser acessados por meio de filtros. O primeiro deles separa os aplicativos instalados dos nãos instalados (substituindo a finalidade da aba “Biblioteca”); ao lado, a opção “Updates Available” (Atualizações Disponíveis) reorganiza a lista para mostrar apenas apps que estão com versões antigas instaladas; o último filtro, “Games”, destaca os jogos da conta do usuário e pode ser combinado com as outras opções.

Continua após a publicidade

A nova listagem oferece também a opção de reordenar a exibição por apps mais/menos usados, apps tiveram atualizações recentes, ordem alfabética e tamanho. A última opção é útil para os casos em que o usuário precisa de mais espaço no aparelho para fotos ou outros aplicativos. No geral, as classificações são as mesmas já oferecidas pela aba “Instalados”, sem a redundância da atual organização.

Compartilhamento de apps sem internet

A nova listagem de aplicativos inclui um botão de seleção que oferece acesso às opções “Atualizar”, “Desinstalar”, “Avaliação” e “Compartilhar”. Esta última permite compartilhar aplicativos com pessoas ao redor, economizando o download pela internet. A tela do recurso usa a seguinte descrição:

Continua após a publicidade
Compartilhe apps com amigos na Play Para encontrar dispositivos próximos a você, permita que a Play Store utilize a sua localização

Ao confirmar o uso do recurso, a Play Store faz uma busca nas imediações por aparelhos prontos para o compartilhamento.

Quem receberá o app precisa ativar antes a opção na nova aba “Visão geral” e aguardar o início da transferência pela qual o aparelho que enviará o aplicativo.

Continua após a publicidade

Com o recurso, a instalação do aplicativo é feita baixando os arquivos necessários do outro celular, economizando o uso de dados de internet — e potencialmente oferecendo um tempo de instalação mais curto. O sistema, porém, pode não funcionar direito em alguns casos, por exemplo, o de jogos que exigem o download adicional de arquivos após a instalação pela Play Store.

Ao que tudo indica, as novidades estão em teste interno no Google, sem previsão de disponibilidade para os usuários. A opção de compartilhamento de apps, porém, tem um forte potencial, especialmente em regiões com conexões lentas ou instáveis, então vale ficar de olho nas redes sociais e na página do Canaltech para acompanhar a chegada do recurso.

Fonte: 9to5Google