Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Play Store interrompe compras e pagamentos na Rússia

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2022 às 09h56

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Google

A Play Store suspendeu pagamentos e compras de aplicativos na Rússia na madrugada desta quinta (10). Em comunicado enviado aos desenvolvedores da região, o Google explicou que a decisão não parte da própria empresa, mas, sim, da impossibilidade de efetuar pagamentos devido às restrições aplicadas ao sistema bancário do país. A suspensão entrará em vigor em poucos dias.

Com a medida, desenvolvedores ainda poderão receber dinheiro por vendas nos aplicativos, mas somente de consumidores de outros países. De toda forma, a medida deve impactar de forma considerável os ganhos de aplicativos focados no mercado local.

Continua após a publicidade

O Google ressalta que aplicativos gratuitos ainda estarão disponíveis para download na loja, já que eles não dependem de nenhum pagamento. Programas e jogos adquiridos anteriormente também poderão ser baixados.

A restrição também vale para assinaturas: o Google Play Pass, que dá acesso a uma coletânea de aplicativos da loja, estará ativo até o próximo vencimento. Do mesmo jeito, todos os aplicativos contidos no pacote poderão ser baixados à vontade até a data final.

Ainda que a medida impeça novas compras, o desenvolvedor russo poderá atualizar aplicativos sem qualquer restrição. Ciente da condição do público local, inclusive, o programador pode construir alternativas para os consumidores, como abrir mão da renovação de assinaturas temporariamente.

YouTube com restrições

Continua após a publicidade

Por razões semelhantes, o YouTube também suspendeu pagamentos da plataforma. No caso, o comunicado da empresa esclarece que será impossível, por exemplo, adquirir o YouTube Premium, tornar-se membro de um canal e enviar Super Chats durante transmissões ao vivo. Os donos dos canais, porém, poderão continuar publicando conteúdo e receber apoio financeiro de espectadores de outros países.

Fonte: Google, Mishaal Rahman